Perspectivas sobre o ensino de geometria plana com livros geogebra em uma formação de professores
Fecha
2022-10-06Primeiro membro da banca
Dantas, Sérgio Carrazedo
Segundo membro da banca
Rachelli, Janice
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa investiga quais contribuições a ferramenta livro do GeoGebra pode trazer ao
ensino de conceitos de Geometria Plana na formação continuada de professores de
matemática. Para isto, foi realizada uma oficina online, por meio do ambiente Moodle da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a participação de professores da
Educação Básica e/ou acadêmicos do Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática
e Ensino de Física (PPGEMEF). Foram realizadas tarefas com abordagens diferenciadas dos
conceitos geométricos nas quais enfatizou-se a importância da organização no processo de
construção no GeoGebra e seu reflexo no ensino de Geometria. Os instrumentos utilizados
na investigação foram: o questionário, a gravação de encontro síncrono, os arquivos de
tarefas e o fórum de discussão. A pesquisa executada possui abordagem qualitativa e utilizou
a Análise de Conteúdo para categorizar os dados obtidos. Por meio da análise realizada
concluiu-se que os conceitos geométricos escolhidos para as produções variaram em torno
de polígonos e verifica-se a existência de construções nos livros GeoGebra dos participantes
que contemplavam o conceito de visualização, facilitando o processo de abstração dos
conceitos geométricos. Já por meio do fórum, em que ocorreram os compartilhamentos dos
livros, os comentários foram permeados por observações, sugestões e elogios. Desta forma,
ao analisar as criações dos participantes da oficina, se obtêm uma pluralidade de materiais,
os quais, a partir de suas falas, podem trazer mudanças em sua prática, principalmente ao
ensinar Geometria Plana.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: