dc.contributor.advisor | Camillo, Camila Righi Medeiros | |
dc.creator | Marques, Sandra Rosa | |
dc.date.accessioned | 2017-04-13T13:59:51Z | |
dc.date.available | 2017-04-13T13:59:51Z | |
dc.date.issued | 2010-10-22 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2763 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Língua de sinais | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Bilinguismo | por |
dc.title | A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Capão da Canoa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma discussão teórica frente a estudos realizados sobre o tema da aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização de alunos surdos a partir de um espaço educacional bilíngüe. Nesse sentido, procurei buscar referenciais teóricos consistentes que irão ampliar conhecimentos já sabidos e conseqüentemente assimilar novos, que irão contribuir na minha prática pedagógica. Com os estudos focados nas questões sobre língua, processo de alfabetização e educação bilíngüe, o presente trabalho encontra-se inserido na Linha de Pesquisa em Educação de surdos e Estudos Culturais em Educação. O tema a respeito da educação de surdos envolve também assuntos como cultura e identidade que são fatores fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno surdo. Não menos importante é o conhecimento que todas as pessoas envolvidas no cotidiano escolar desses alunos devem ter sobre as diferenças lingüísticas entre as duas línguas envolvidas no processo educacional da criança surda, que são a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |