Práticas pedagógicas: contribuições de Piaget à educação de alunos com déficit cognitivo
Abstract
O artigo apresenta discussões sistematizadas através da realização de
pesquisa bibliográfica, cujo objetivo centrou-se em “identificar as contribuições da
teoria interacionista de Piaget na perspectiva da educação inclusiva, visando refletir
sobre práticas pedagógicas, bem como fundamentar as estratégias pedagógicas que
contribuam para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno com déficit cognitivo”
A proposta, foi elaborada a partir de reflexões acerca da teoria interacionista de
Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo da criança e suas relações com o meio, a
relação entre o desenvolvimento da criança e a afetividade sendo abordado ainda,
aspectos referentes a construção da inteligência e caracterização do aluno com
déficit cognitivo. Por fim, foi realizada a análise das contribuições da teoria de Piaget
no desenvolvimento de alternativas pedagógicas e reflexões que conduzam a
concretização de uma proposta educativa significativa para a construção de pontes
que possibilitem o aluno com déficit cognitivo desenvolver suas habilidades para a
superação das barreiras educacionais. Os resultados encaminham para a
compreensão de que o conhecimento sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno
com déficit cognitivo, auxilia com que o professor possa avançar na perspectiva da
construção de práticas pedagógicas significativas e contextualizadas, contribuindo
para o desenvolvimento da sua aprendizagem.