Uma arquitetura para controle de acesso a serviços baseada em contratos inteligentes e gerenciamento de infraestrutura de veículos elétricos
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Data
2022-10-26Primeiro membro da banca
Lima, Cláudio
Segundo membro da banca
Milbradt, Rafael Gressler
Metadata
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Os avanços em monitoramento, sensoriamento, controle e comunicação permitem a utilização
da Smart Grid (SG). Ela permite aplicações de medição inteligente, atualização
de eventos e alarmes de subestação, transação energética de veículo para veículo (V2V),
veículo para rede (V2G), entre outros. Porém, os dados utilizados são sensíveis e a comunicação
entre as entidades deve ser confiável e segura. Para isso, a Internet utiliza a
Infraestrutura de Chave Pública (ICP) em que as partes comunicantes devem possuir um
certificado digital emitido por uma autoridade certificadora (CA). Todavia, ela apresenta
uma arquitetura centralizada com ponto único de falha. Uma alternativa para isso é a utilização
de tecnologias distribuídas e uma que está com destaque é a Blockchain. Ela é uma
tecnologia que permite uma comunicação confiável entre entidades que não confiam uma
na outra sem uma terceira entidade centraliza. Ademais, a Blockchain é uma sequência
cronológica de blocos ligados através do hash de cada um. Essa característica garante a
integridade e imutabilidade dos dados. Dessa forma, a Blockchain é uma tecnologia eficaz
para o armazenamento de dados como regras de controle de acesso. Esse trabalho utiliza
a Blockchain para prover um framework utilizando o conceito de Contratos Inteligentes
para um sistema de controle de acesso Role-Based Access Control (RBAC). Ademais, este
trabalho utiliza o framework Truffle para testar as funcionalidades dos contratos inteligente
utilizados e realiza um estudo de caso da proposta de (KIM et al., 2019) em conjunto com
a proposta. Em contrapartida aos trabalhos relacionados, a proposta não apresenta ponto
único de falha.
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