Gestão participativa: Uma experiência da E.E.F.M. Governador Flávio Marcílio – Fortaleza - Ce
Resumo
Mediante a luta por uma educação de qualidade, esta pesquisa tem como característica
primordial abordar a importância do tema, baseando-se em pressupostas teorias de variados
autores acerca do assunto. A observação volta-se para análise da nova concepção
administrativa de uma escola pública estadual, que prima pelo efetivo atendimento das reais
necessidades de sua clientela. Ao longo das colocações percebe-se a necessidade de enfatizar
a questão da democratização da gestão escolar por meio de uma ação colegiada, onde se possa
decidir o que realmente se faz preciso na escola. Privilegia-se no bojo deste trabalho a
“conscientização do grupo gestor” que são os principais agentes deste processo, a partir de
uma acirrada organização de suas atividades executadas com a comunidade escolar,
garantindo assim, uma melhor e maior qualidade de ensino. O trabalho desenvolvido dá
ênfase à questão da gestão participativa com o envolvimento de todos os segmentos da
unidade escolar, tomando por base alguns depoimentos dos participantes da pesquisa entre
professores, diretor, vice-diretor, supervisor, secretária e auxiliar de secretaria. Partindo-se,
então de dados obtidos na pesquisa e confrontando-os com os autores lidos, entre eles Lúcia
Maria Wanderley Neves – Brasil ano 2000, Uma nova divisão de trabalho na educação;
Danilo Gandin – A prática do planejamento participativo e outros. Pode-se dizer então,
que a questão da gestão participativa na escola deve nortear os sentimentos de todos que
pertencem à comunidade escolar e que tentam superar suas práticas autoritárias trabalhando
de maneira contínua e sistemática, repensando, porém com seriedade determinadas práticas,
aprofundando-se no assunto deixando bem claro o compromisso com a unidade escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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