A saúde mental dos futuros contadores no processo de formação: uma análise dos sintomas de ansiedade e motivação para aprender
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Data
2022-12-30Autor
De Nardin, Isadora
Raimundo, Paola Flores
Metadata
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A realização de uma graduação, do ingresso até a conclusão, é rodeada por
momentos de conflitos e adversidades, o que gera nos estudantes sentimentos de
incerteza e apreensão quanto ao futuro, podendo impactar no processo de
aprendizagem. Diante disso, objetivou-se analisar a relação dos sintomas de
ansiedade (estado e traço) na motivação para aprender dos futuros contadores. A
metodologia é classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento. A amostra
foi composta por 181 alunos do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Federal
de Santa Maria. Os dados foram obtidos por meio de questionário e a análise dos
dados adotou: estatística descritiva, confiabilidade, normalidade, correlação,
regressão e modelagem de equações estruturais. Os resultados apontaram que os
universitários, em sua maioria, apresentam níveis moderados de ansiedade-estado
(AE) e ansiedade-traço (AT), bem como, de motivação para aprender (MA). Ainda, na
correlação verificou-se que há relação inversa entre a motivação para aprender e as
dimensões da ansiedade. Ademais, percebeu-se que, por meio da regressão, a AE é
significante para a MA, influenciando negativamente na motivação. Em seguida, por
meio da modelagem, suportou-se que a AT é uma determinante negativa para a MA.
Dessa forma, conclui-se que tanto a ansiedade-estado (regressão) quanto a
ansiedade-traço (modelagem) impactam negativamente na motivação para aprender.
A principal contribuição do estudo é de ordem profissional e remete à um sinal de
alerta quanto ao cuidado com a saúde mental dos futuros contadores ao longo da sua
formação, para que as IES busquem medidas que contemplem esse transtorno nos
discentes.
Coleções
- TCC Ciências Contábeis [645]
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