Percepção de pais/responsáveis e professores sobre o processo de inclusão escolar de crianças com deficiência auditiva
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-04Primeiro coorientador
Lopes, Diéssica Zacarias Vargas
Primeiro membro da banca
Tonús, Daniela
Segundo membro da banca
Lessa, Alexandre Hundertmarck
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Organização Mundial da Saúde estima que existam 34 milhões de crianças com
deficiência auditiva no mundo. Essa deficiência ocasiona impacto direto sobre a vida
familiar, social e escolar das crianças. Para amenizar tal situação, o meio familiar tem
um papel essencial na construção e no desenvolvimento das crianças. Outro elemento
primordial para o desenvolvimento da interação social, principalmente no meio escolar,
é o professor, que além de fornecer estrutura e auxiliar no desenvolvimento das
habilidades escolares, ajuda as crianças no desenvolvimento das relações interpessoais
com os demais. Diante de tantas transformações na educação e nas legislações sobre
inclusão escolar e sabendo do impacto da deficiência auditiva na vida das crianças,
buscou-se desenvolver este trabalho com o intuito de investigar a percepção dos pais/
responsáveis e dos professores em relação ao impacto deficiência auditiva nas relações
sociais e escolares. Para cumprir a proposta, utilizou-se um estudo descritivo, do tipo
pesquisa fenomenológica, e a abordagem quantitativa para a análise dos dados. Vale
destacar que todas as questões éticas foram respeitadas. A população desta pesquisa foi
composta por pais/responsáveis de crianças com deficiência auditiva incluídas em
escolas estaduais e seus professores, da cidade de Santa Maria (RS). Para a realização
do estudo, aplicou-se um questionário, criado pelas autoras, com perguntas objetivas
distribuídas em diferentes blocos que envolviam aspectos sociais e escolares. O arranjo
amostral final contou com 26 pais/responsáveis, sendo 10 do sexo masculino e 16 do
feminino, com média de idade de 37,8 anos. Dos 16 professores participantes, um foi do
sexo masculino e 15 do sexo feminino, sendo a média de idade de 46,6 anos. Após os
procedimentos, foi realizado um estudo estatístico dos dados coletados. Procurou-se,
inicialmente, construir a caracterização da amostra por meio da descrição das variáveis
categóricas e quantitativas investigadas na entrevista com os responsáveis. Utilizou-se o
teste binomial para a comparação das proporções entre os estudos em questão,
considerando-se como significativo o valor de p ≤ 0,05. Como resultado, demonstrou-se
que os pais/responsáveis e professores percebem a escola como um espaço que amplia o
convívio social das crianças com deficiência auditiva, apesar das dificuldades que
frequentemente seu filho/aluno enfrenta na comunicação. Os professores referem-se às
dificuldades de ensinar as crianças com deficiência auditiva e poucos utilizam a Libras
ou outras tecnologias, como o sistema FM, para facilitar esse processo. Não houve
diferenças entre a percepção dos pais/responsáveis e dos professores referente a
barreiras para permanência, inclusão e acessibilidade das crianças com deficiência
auditiva. Por fim, pais/responsáveis e professores concordam que sempre e quase
sempre as crianças com deficiência auditivas estão incluídas nas atividades propostas
pela turma. A partir desses dados, concluiu-se que pais/responsáveis e professores
apresentam percepção semelhante sobre os aspectos avaliados.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: