dc.contributor.advisor | Bridi, Fabiane Romano de Souza | |
dc.creator | Machado, Kátia Rosane | |
dc.date.accessioned | 2017-04-17T13:14:26Z | |
dc.date.available | 2017-04-17T13:14:26Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2767 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The inclusion of education has been going without a systematic planning that goes
far beyond the classroom. Have you forgotten that the paradigm of inclusion that
defines educational schools need to be rethought and reorganized in order to
accommodate all aspects of human diversity. Normally we are used and were
prepared to work with students called "normal", the inclusion of these students in
regular education consists of a curriculum change in the base giving opportunities
throughout the educational process, such as the use of aid and special services
generally available in the school routine. This research aims to identify the difficulties
encountered by teachers in order to develop an inclusive education. For that an
interview was conducted with four teachers working with students included, the final
grades of elementary education in state schools. In the search for answers to the
problem presented, we developed a qualitative research. The interview was applied
to the teachers developed to understand the relationship of the teacher with the
difficulties regarding the practice of inclusive education. As a methodological
strategy, an analysis was made of the responses. Thus, teachers have not yet
registered some skills to manage the obstacles encountered in everyday classroom
and difficulty in differentiating instruction for students with special educational needs.
Based on research, it becomes apparent that the lack of training undermines the
success of inclusion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | Formação de professores para uma educação inclusiva | por |
dc.title.alternative | Teacher training for inclusive education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encruzilhada do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | A inclusão educacional vem acontecendo sem um planejamento sistêmico, que vai
muito além da sala de aula. Esqueceu-se que o paradigma da inclusão educacional
define que as escolas precisam ser repensadas e reorganizadas a fim de acolher
todos os aspectos da diversidade humana. Normalmente, estamos habituados e
fomos preparados para trabalharmos com alunos ditos “normais”; a inclusão destes
alunos na rede regular de ensino consiste em uma mudança na base curricular
dando oportunidades no decorrer do processo educacional, tais como a utilização de
auxílios e serviços especiais, geralmente não disponíveis no cotidiano da escola.
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as dificuldades encontradas pelos
professores, a fim de desenvolver uma educação inclusiva. Para isto foi realizada
uma entrevista com quatro professores que trabalham com alunos incluídos, nas
séries finais do ensino fundamental da rede estadual de ensino. Na busca por
respostas ao problema apresentado, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa. A
entrevista aplicada aos professores foi elaborada a fim de compreender a relação do
professor com as dificuldades em relação à prática da educação inclusiva. Como
estratégia metodológica, foi feita uma análise das respostas obtidas. Sendo assim,
os professores registraram ainda não possuírem algumas habilidades para o
gerenciamento dos obstáculos encontrados no cotidiano da sala de aula e
dificuldade em diferenciar o ensino para alunos com necessidades educacionais
especiais. Com base na pesquisa torna-se evidente que a falta de formação
prejudica o sucesso da inclusão. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |