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dc.creatorGobi, Luciana Vanuza
dc.date.accessioned2023-02-02T13:47:36Z
dc.date.available2023-02-02T13:47:36Z
dc.date.issued2022-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27708
dc.description.abstractThe present thesis aims to propose the rescue of the concepts of imagination and identity in Rousseaunian theory, based on the re-reading of Jean Jacques Rousseau's anthropological, ethical, and political works. The thesis shows that imagination plays a fundamental role in the construction of social subject. In this sense, we will first investigate the condition of man in the state of nature, in order to understand what are the essential characteristics of human beings, and then investigate the condition of man in society; it is in this social stage that the relationship between the construction of man's identity and imagination becomes evident. Thus, the general structure of the text will be as follows: in the first chapter, we will present some considerations on how philosophers from the medieval period, namely St. Augustine, and modernity, Thomas Hobbes, position themselves regarding human nature. Diverging from these authors, Rousseau presents us with human beings who are essentially good. However, this innocence and candor persist for a short time, because when men migrate from the state of nature to life in society, they assume a corrupted nature. In the second chapter, in order to better understand how this process of corruption occurs, we will investigate the reasons that lead human beings to exchange that state in which they lived in a condition of equality and freedom for a state marked by envy and cheating, in other words, to exchange being for appearing. The answers to these questions will be sought essentially in the way the Genevan philosopher describes human passions throughout his works, and in the way they relate to imagination. Finally, in the third chapter, we will investigate the damage caused by imagination especially in the political field.eng
dc.description.sponsorshipUNIEDUpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJ.J. Rousseaupor
dc.subjectImaginaçãopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectImaginationeng
dc.subjectIdentityeng
dc.titleO papel da imaginação na construção da identidade moral e política em Jean Jacques Rousseaupor
dc.title.alternativeThe role of imagination in the construction of moral and political identity in Jean Jacques Rousseaueng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA presente tese tem como objetivo propor o resgate dos conceitos de imaginação e de identidade na teoria rousseauniana, a partir da releitura das obras antropológicas, éticas e políticas de Jean Jacques Rousseau. A tese mostra que a imaginação possui um papel fundamental na construção do sujeito social. Nesse sentido, primeiro investigaremos a condição do homem no estado de natureza, a fim de compreender quais são as características essenciais dos seres humanos, para, depois, investigarmos a condição do homem na sociedade; é neste estágio social que se torna evidente a relação entre a construção da identidade do homem e a imaginação. Deste modo, a estrutura geral do texto será a seguinte: apresentaremos, no primeiro capítulo, algumas considerações de como filósofos do período medieval, a saber, Santo Agostinho, e da modernidade, Thomas Hobbes se posicionam quanto a natureza humana. Divergindo destes autores, Rousseau nos apresenta seres humanos essencialmente bons. Contudo, essa inocência e candura persiste por pouco tempo, pois, ao migrarem do estado de natureza para a vida em sociedade, os homens assumem uma natureza corrompida. No segundo capítulo, a fim de compreendemos melhor como ocorre esse processo de corrupção, investigaremos as razões que levam os seres humanos a trocarem aquele estado em que viviam em uma condição de igualdade e liberdade por um estado marcado pela inveja e pela trapaça, em outros termos, a trocarem o ser pelo aparecer. As respostas para tais perguntas serão buscadas essencialmente na forma que o filósofo genebrino descreve as paixões humanas ao longo de suas obras, e na forma como elas se relacionam com a imaginação. Por fim, no terceiro capítulo, investigaremos os prejuízos causados, em especial no campo político, pela imaginação.por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Eduardo Vicentini de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7122348041835817por
dc.contributor.referee1Freitas, Jacira de
dc.contributor.referee2Brondani, Clóvis
dc.contributor.referee3Silva, Mitieli Seixas da
dc.contributor.referee4Fanton, Marcos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5483216040063941por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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