ENTRE TELAS, FICÇÕES, ESPAÇOS E TEMPOS: PROCESSOS DE DRAMA EM SESSÕES ÚNICAS COM SURDOS EM AMBIENTE VIRTUAL
Resumo
Esta pesquisa traz como tema processos de Drama em sessões únicas com surdos
em ambiente virtual, tendo como objetivo investigar as estratégias utilizadas pelo
professor no desenvolvimento de seis processos de Drama no contexto já citado. A
escolha do público surdo adulto, do ambiente remoto e do Drama como metodologia
de trabalho se deu devido às explorações anteriores realizadas pelo autor, que agora
experimenta o formato de sessão única para a realização de cada processo. A
metodologia de pesquisa se deu pela pesquisa-ação (Thiollent, 1986) e, para o
referencial teórico, o autor busca apoio em Cabral (2006) e Pereira (2015), que trazem
as teorias do Drama. Ainda, para embasar os estudos sobre a Cultura Surda, são
trazidas as autoras Perlin (2016), Gesser (2009) e Rezende (2019). Por fim, para
tratar sobre o ambiente virtual e as práticas cênicas realizadas nele, são consultados
Dubatti (2021) e Muniz e Dubatti (2018). Ainda, se espera que as reflexões
apresentadas neste trabalho possam instigar o leitor e a leitora a (re)pensar seu modo
de conduzir práticas cênicas.
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