dc.contributor.advisor | Berselli, Marcia | |
dc.creator | Leopold, Douglas Vicente | |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T17:54:04Z | |
dc.date.available | 2023-02-07T17:54:04Z | |
dc.date.issued | 2023-01-25 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27754 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Licenciatura em Teatro, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This research has as its theme the Drama in single sessions with deaf people in a
virtual environment, intending to analyze the strategies used by the teacher in the
development of six processes Drama in the context mentioned before. The choice of
the deaf adult audience, the remote environment, and Drama as a work methodology
was due to previous explorations carried out by the author, who is now experimenting
with the single session format for performing each process. The research methodology
was based on action research (Thiollent, 1986) and, for the theoretical framework, the
author seeks support from Cabral (2006) and Pereira (2015), who bring the theories
of Drama. Still, to base studies on Deaf Culture, the authors Perlin (2016), Gesser
(2009), and Rezende (2019) are brought. Finally, to provide support with the virtual
environment and the scenic practices carried out in it, Dubatti (2021) and Muniz and
Dubatti (2018) are consulted. Furthermore, it is expected that the reflections presented
in this work can instigate the readers to (re)think their way of conducting scenic
practices. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cultura Surda | por |
dc.subject | Ambiente virtual | por |
dc.subject | Process Drama | eng |
dc.subject | Deaf Culture | eng |
dc.subject | Virtual environment | eng |
dc.subject | Processo de Drama | por |
dc.title | ENTRE TELAS, FICÇÕES, ESPAÇOS E TEMPOS: PROCESSOS DE DRAMA EM SESSÕES ÚNICAS COM SURDOS EM AMBIENTE VIRTUAL | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Teatro. | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa traz como tema processos de Drama em sessões únicas com surdos
em ambiente virtual, tendo como objetivo investigar as estratégias utilizadas pelo
professor no desenvolvimento de seis processos de Drama no contexto já citado. A
escolha do público surdo adulto, do ambiente remoto e do Drama como metodologia
de trabalho se deu devido às explorações anteriores realizadas pelo autor, que agora
experimenta o formato de sessão única para a realização de cada processo. A
metodologia de pesquisa se deu pela pesquisa-ação (Thiollent, 1986) e, para o
referencial teórico, o autor busca apoio em Cabral (2006) e Pereira (2015), que trazem
as teorias do Drama. Ainda, para embasar os estudos sobre a Cultura Surda, são
trazidas as autoras Perlin (2016), Gesser (2009) e Rezende (2019). Por fim, para
tratar sobre o ambiente virtual e as práticas cênicas realizadas nele, são consultados
Dubatti (2021) e Muniz e Dubatti (2018). Ainda, se espera que as reflexões
apresentadas neste trabalho possam instigar o leitor e a leitora a (re)pensar seu modo
de conduzir práticas cênicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |