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dc.creatorIsaia, Horacio João
dc.date.accessioned2023-02-08T13:46:28Z
dc.date.available2023-02-08T13:46:28Z
dc.date.issued2022-04-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27760
dc.description.abstractIn this work, a comparison is made between NBR7188:1982 and NBR7188:2013, referring to the behavior of the structural strength of the concrete barrier determined by its reinforcement, for bridge structures. For the development of this work, two models of New Jersey barrier were used, in which the procedure of analysis and design of these two structural models, is determined through the study of statics and the design to simple bending in rectangular section. In this way, the effect of the force that will act on the concrete barrier of bridges, due to the collision of a runaway vehicle, was considered, taking into account the traffic conditions of the highway in relation to the barrier. Through this calculation methodology, the reinforcement areas obtained by the comparative analysis were determined for the two chosen New Jersey barrier models. The result of the calculations carried out for the analyzes carried out indicated that the change of the NBR7188 code had little influence on the structural strength of the barrier. The increase in reinforcement, approximately equal to that of strength, was only 8.7%. The consequence of the effects of the barrier on the cantilevered slab of the structure that supports it was also considered in this work and analyzed through the comparison between the two reference codes. This consequence resulted in an addition of reinforcement to the cantilever slab. The percentage of reinforcement increase was 217.87%, in the unfavorable position corresponding to the support of the slab. Finally, to give a more comprehensive approach, a comparison was made of the concrete barrier between NBR7188:2013 and another foreign code, choosing the American code AASHTO (2012), and the result showed an adoption of control measures strict compliance with the structural strength of the barrier, by AASHTO (2012), reflecting an increase in reinforcement of 72.3% in relation to the Brazilian code. As NBR7188:2013 does not include changes in the geometry of the barrier element, its functionality related to the safety of the vehicle and its occupants will not be addressed, only the structural aspects of the barrier and the elements connected to it will be addressed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBarreira New Jerseypor
dc.subjectPontespor
dc.subjectViadutospor
dc.subjectComparativo e segurança estrutural da barreirapor
dc.subjectNew Jersey barriereng
dc.subjectBridgeseng
dc.subjectComparative and structural safety of the barriereng
dc.titleAnálise comparativa das barreiras de concreto de pontes e viadutos projetadas pelas normas NBR7188:1982 e NBR7188:2013por
dc.title.alternativeComparative analysis of concrete barriers of bridges designed by NBR7188:1982 and NBR7188:2013 codeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste trabalho, estabelece-se um comparativo entre a NBR7188:1982 e a NBR7188:2013, referente ao comportamento da resistência estrutural da barreira de concreto determinada pela sua armadura, para as estruturas de Ponte e Viaduto. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se dois modelos de barreira New Jersey, em que o procedimento de análise e dimensionamento desses dois modelos estruturais, é determinado através do estudo da estática e o dimensionamento à flexão simples em seção retangular. Desta forma, considerou-se o efeito da força que irá atuar na barreira de concreto de ponte e viaduto, devido a colisão de um veículo desgovernado, levando-se em consideração as condições do tráfego da rodovia em relação à barreira. Através dessa metodologia de cálculo, determinou-se as áreas de armadura obtidas pela análise comparativa, para os dois modelos de barreira New Jersey escolhidos. O resultado dos cálculos efetivados para as análises realizadas, indicaram que a mudança da Norma NBR7188, pouco influiu na resistência estrutural da barreira. O acréscimo na armadura, aproximadamente igual ao da resistência foi de apenas 8,7%. Considerou-se também neste trabalho, a consequência dos efeitos da barreira sobre a laje em balanço da estrutura que lhe serve de apoio e analisada através do comparativo entre as duas normas de referência. Essa consequência resultou num acréscimo de armadura para a laje em balanço. O percentual de acréscimo de armadura foi de 217,87%, na posição desfavorável correspondente ao apoio da laje. Por fim, para dar um enfoque mais abrangente, realizou-se um comparativo da barreira de concreto entre a NBR7188:2013 e outra Norma Estrangeira, sendo escolhida a Norma Americana AASHTO (2012), sendo que o resultado demonstrou uma adoção de medidas de controle rigoroso na observância da resistência estrutural da barreira, pela AASHTO (2012), refletindo num acréscimo de armadura de 72,3% em relação a Norma Brasileira. Como a NBR7188:2013 não contempla alterações na geometria do elemento da barreira, a sua funcionalidade relacionada à segurança do veículo e a de seus ocupantes não será abordada, sendo abordados apenas os aspectos estruturais da barreira e dos elementos ligados à ela.por
dc.contributor.advisor1Lima, Rogerio Cattelan Antocheves de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5518587537986438por
dc.contributor.advisor-co1Rizzatti, Eduardo
dc.contributor.referee1Donin, Christian
dc.contributor.referee2Santos, Joaquim Cesar Pizzutti dos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7912469388007806por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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