dc.contributor.advisor | Fontana, Fabiana Siqueira | |
dc.creator | Santos, Diordinis Baierle dos | |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T23:24:01Z | |
dc.date.available | 2023-02-08T23:24:01Z | |
dc.date.issued | 2023-01-27 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27765 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Licenciatura em Teatro, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | El trabajo presenta mi investigación para el Trabajo de Finalización de Curso, que
tiene como objetivo investigar el teatro negro a partir de un estudio sobre la
dramaturgia negra. Destaco que la dramaturgia negra se entiende aquí como una
experiencia de los cuerpos negros en el escenario y una posibilidad de crear nuevos
espacios posibles de existencia y diálogo para nuestras subjetividades en el teatro.
Por lo tanto, me acerco al concepto de escrevivência, de la escritora negra
Conceição Evaristo, para orientar las prácticas, indagaciones y narrativas de
escritura que realizo. Así, recupero las primeras experiencias que tuve con la
escrevivência, los problemas generados en mis mediaciones de escribir la escena,
mis experiencias como dramaturgo y los relatos de un taller de teatro para negros
realizado por mí en la Universidad Federal de Santa María y Museo Trece de Mayo.
Dicho esto, traigo la figura de la entidad Exú y las nociones de encrucijada
esbozadas por Leda Maria Martins y Luiz Rufino Rodrigues Junior, para orientarme
en la organización (o desorganización) del formato de investigación, ya que busco
registrar mi experiencia de estudio sobre la dramaturgia negra y que todavía se
concentra en pensar el teatro negro como este movimiento, estas otras posibilidades
de contracolonialidad. Tomo este curso porque entiendo que escuchar a Exú y a la
Gente de la Calle es una forma de corromper la realidad racista, dada la ausencia de
materiales negros, temas de investigación y bibliografías en la carrera de Teatro y
así poder contribuir a la movimiento de ennegrecimiento más ampliamente en las
artes escénicas. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dramaturgia Negra | por |
dc.subject | Teatro Negro | por |
dc.subject | Escrevivência | por |
dc.subject | Encruzilhada | por |
dc.subject | Experiência | por |
dc.subject | Dramaturgia Negra | spa |
dc.subject | Teatro Negro | spa |
dc.subject | Escrevivência | spa |
dc.subject | Cruce | spa |
dc.subject | Experiencia | spa |
dc.title | SAMBANDO, CUSPINDO E BAFORANDO NA ENCRUZILHADA: UM ESTUDO GINGADO SOBRE DRAMATURGIA NEGRA | por |
dc.title.alternative | SAMBING, ESCUPIR Y RESPIRAR EN LA ENCRUCIJADA: UN ESTUDIO GINGING SOBRE LA DRAMATURGIA NEGRA | spa |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Teatro. | por |
dc.description.resumo | O trabalho apresenta a minha pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso, a qual
visa investigar o teatro negro a partir de um estudo sobre dramaturgia negra.
Destaco que, a dramaturgia negra é aqui entendida como uma experiência de
corpos negros em cena e uma possibilidade de criar novos espaços possíveis de
existência e de diálogo para as nossas subjetividades no teatro. Sendo assim, faço
uma aproximação com o conceito de escrevivência, da escritora negra Conceição
Evaristo, para guiar as práticas, indagações e narrativas de escrita que são
realizadas por mim. Assim, recupero as primeiras experiências que tive com a
escrevivência, as problemáticas geradas nas minha mediações de escrita da cena,
as minhas vivências enquanto dramaturgo e os relatos de uma oficina de teatro para
pessoas negras realizadas por mim na Universidade Federal de Santa Maria e
Museu Treze de Maio. Isto posto, trago a figura da entidade Exú e as noções de
encruzilhada traçadas por Leda Maria Martins e Luiz Rufino Rodrigues Junior, a fim
de que me orientem na organização (ou desorganização) do formato da pesquisa,
visto que busco registrar a minha experiência do estudo sobre dramaturgia negra e
que ainda concentre pensar o teatro negro como esse movimento, essas
possibilidades outras de contra-colonialidade. Tomo esse rumo, pois, entendo que
escutar Exú e o Povo da Rua seja uma maneira de corromper a realidade racista,
frente a ausência de materiais, temáticas de pesquisas e bibliografias negras no
curso de Licenciatura em Teatro e podendo contribuir, dessa forma, para o
movimento de enegrecimento de maneira mais ampla nas artes da cena. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |