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dc.creatorNóro, Letícia Arruda
dc.date.accessioned2023-02-09T14:06:41Z
dc.date.available2023-02-09T14:06:41Z
dc.date.issued2022-08-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27767
dc.description.abstractThe development of cognitive function can be influenced by gestational, perinatal and/or postnatal complications, which, in their presence, can lead to lower cognitive levels. As examples of these factors, prematurity can be mentioned. There is evidence that moderately preterm children present alterations in several linguistic subdomains, and these alterations are variable. There is a need to investigate this relationship between prematurity and learning. Once this relationship is confirmed, it is believed that the study will provide subsidies for professionals in speech therapy, education and developmental psychology, contributing to the advancement of the student. This study aimed to analyze and compare the learning performance of children born at term and moderately preterm. This work was approved by the Ethics and Research Committee (CEP) of this educational institution, following the regulation of resolution 466/2012. The initial sample of this study consisted of 31 children aged 7 to 9 years. The following inclusion criteria were used: subjects born at term; subjects born moderately preterm (between 35 and 37 weeks); subjects duly enrolled from the 2nd to the 4th year of the researched schools, being a member of a monolingual BP-speaking family; children of both genders; present age-appropriate understanding language. Tests were performed with the phonological awareness test protocols by choice of pictures, Children's Hayling Test, balanced dictation, tests of assessment of reading processes, alternating stimulus naming, reading fluency test. The results showed a significant difference in relation to the superiority of the tests of schoolchildren born at term in the following assessments: executive functions, dictation, reading processes and phonological awareness. This suggests that moderate preterm infants can be considered a population at risk for learning disabilities that can negatively affect academic performance in the long term.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPrematuridadepor
dc.subjectFunções executivaspor
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectChildeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectPrematurityeng
dc.subjectExecutive functionseng
dc.titleHabilidades de leitura e escrita e funções executivas em escolares nascidos a termo e pré-termo moderadopor
dc.title.alternativeReading skills and writing and executive functions in moderate term and preterm schoolborneng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO desenvolvimento da função cognitiva pode ser influenciado por intercorrências gestacionais, perinatais e/ou pós-natais, que na presença destes, podem ocasionar níveis cognitivos inferiores. Como exemplos desses fatores, pode-se citar a prematuridade. Há evidências de que as crianças prematuras moderadas apresentem alterações em diversos subdomínios linguísticos, sendo que essas alterações são variáveis. Surge a necessidade de investigação acerca desta relação entre prematuridade moderada e aprendizagem. Uma vez confirmada esta relação, acredita-se que o estudo oferecerá subsídios para profissionais da fonoaudiologia, educação e áreas da saúde, contribuindo para o avanço do escolar. Este trabalho teve como objetivo geral analisar e comparar o desempenho de aprendizagem em crianças nascidas a termo e pré-termo moderados. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) desta instituição de ensino, seguindo a regulamentação da resolução 466/2012. A amostra inicial desse estudo foi constituída por 31 crianças com idades de 7 a 9 anos. Utilizou-se como critérios de inclusão: sujeitos nascidos a termo; sujeitos nascidos pré-termo moderados (entre 35 e 37 semanas); sujeitos devidamente matriculados do 2º ao 4º ano das escolas pesquisadas, ser membro de uma família monolíngue falante do PB; crianças de ambos os gêneros; apresentar linguagem compreensiva adequada à idade. Foram realizados testes com os protocolos de prova de consciência fonológica por escolha de figuras, Teste de Hayling infantil, ditado balanceado, provas de avaliação dos processos de leitura, nomeação de estímulos alternados, teste de fluência de leitura. Os resultados mostraram diferença significativa em relação a superioridade dos testes dos escolares nascidos a termo nas seguintes avaliações: funções executivas, ditado, processos de leitura e consciência fonológica. Sugerindo que prematuros moderados podem ser considerados como população de risco para dificuldades de aprendizagem que podem afetar negativamente o desempenho acadêmico em longo prazo.por
dc.contributor.advisor1Mota, Helena Bolli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3717425754253849por
dc.contributor.referee1Mezzomo, Carolina Lisboa
dc.contributor.referee2Pagliarin, Karina Carlesso
dc.contributor.referee3Bagetti, Tatiana
dc.contributor.referee4Souza, Ana Paula Ramos de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1424587226620388por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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