dc.creator | Nóro, Letícia Arruda | |
dc.date.accessioned | 2023-02-09T14:06:41Z | |
dc.date.available | 2023-02-09T14:06:41Z | |
dc.date.issued | 2022-08-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27767 | |
dc.description.abstract | The development of cognitive function can be influenced by gestational, perinatal
and/or postnatal complications, which, in their presence, can lead to lower
cognitive levels. As examples of these factors, prematurity can be mentioned.
There is evidence that moderately preterm children present alterations in several
linguistic subdomains, and these alterations are variable. There is a need to
investigate this relationship between prematurity and learning. Once this
relationship is confirmed, it is believed that the study will provide subsidies for
professionals in speech therapy, education and developmental psychology,
contributing to the advancement of the student. This study aimed to analyze and
compare the learning performance of children born at term and moderately
preterm. This work was approved by the Ethics and Research Committee (CEP) of
this educational institution, following the regulation of resolution 466/2012. The
initial sample of this study consisted of 31 children aged 7 to 9 years. The
following inclusion criteria were used: subjects born at term; subjects born
moderately preterm (between 35 and 37 weeks); subjects duly enrolled from the
2nd to the 4th year of the researched schools, being a member of a monolingual
BP-speaking family; children of both genders; present age-appropriate
understanding language. Tests were performed with the phonological awareness
test protocols by choice of pictures, Children's Hayling Test, balanced dictation,
tests of assessment of reading processes, alternating stimulus naming, reading
fluency test. The results showed a significant difference in relation to the
superiority of the tests of schoolchildren born at term in the following assessments:
executive functions, dictation, reading processes and phonological awareness.
This suggests that moderate preterm infants can be considered a population at
risk for learning disabilities that can negatively affect academic performance in the
long term. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Prematuridade | por |
dc.subject | Funções executivas | por |
dc.subject | Language | eng |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Prematurity | eng |
dc.subject | Executive functions | eng |
dc.title | Habilidades de leitura e escrita e funções executivas em escolares nascidos a termo e pré-termo moderado | por |
dc.title.alternative | Reading skills and writing and executive functions in moderate term and preterm schoolborn | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | O desenvolvimento da função cognitiva pode ser influenciado por
intercorrências gestacionais, perinatais e/ou pós-natais, que na presença destes,
podem ocasionar níveis cognitivos inferiores. Como exemplos desses fatores,
pode-se citar a prematuridade. Há evidências de que as crianças prematuras
moderadas apresentem alterações em diversos subdomínios linguísticos, sendo
que essas alterações são variáveis. Surge a necessidade de investigação acerca
desta relação entre prematuridade moderada e aprendizagem. Uma vez
confirmada esta relação, acredita-se que o estudo oferecerá subsídios para
profissionais da fonoaudiologia, educação e áreas da saúde, contribuindo para o
avanço do escolar. Este trabalho teve como objetivo geral analisar e comparar o
desempenho de aprendizagem em crianças nascidas a termo e pré-termo
moderados. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP)
desta instituição de ensino, seguindo a regulamentação da resolução 466/2012. A
amostra inicial desse estudo foi constituída por 31 crianças com idades de 7 a 9
anos. Utilizou-se como critérios de inclusão: sujeitos nascidos a termo; sujeitos
nascidos pré-termo moderados (entre 35 e 37 semanas); sujeitos devidamente
matriculados do 2º ao 4º ano das escolas pesquisadas, ser membro de uma
família monolíngue falante do PB; crianças de ambos os gêneros; apresentar
linguagem compreensiva adequada à idade. Foram realizados testes com os
protocolos de prova de consciência fonológica por escolha de figuras, Teste de
Hayling infantil, ditado balanceado, provas de avaliação dos processos de leitura,
nomeação de estímulos alternados, teste de fluência de leitura. Os resultados
mostraram diferença significativa em relação a superioridade dos testes dos
escolares nascidos a termo nas seguintes avaliações: funções executivas, ditado,
processos de leitura e consciência fonológica. Sugerindo que prematuros
moderados podem ser considerados como população de risco para dificuldades
de aprendizagem que podem afetar negativamente o desempenho acadêmico em
longo prazo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mota, Helena Bolli | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3717425754253849 | por |
dc.contributor.referee1 | Mezzomo, Carolina Lisboa | |
dc.contributor.referee2 | Pagliarin, Karina Carlesso | |
dc.contributor.referee3 | Bagetti, Tatiana | |
dc.contributor.referee4 | Souza, Ana Paula Ramos de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1424587226620388 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Fonoaudiologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |