Manifestações da cultura de movimento e a educação física escolar no município de Anta Gorda/RS
View/ Open
Date
2019-08-30Primeiro membro da banca
Zimmermann, Ana Cristina
Segundo membro da banca
Burgués, Pere Lavega
Metadata
Show full item recordAbstract
A área da Educação Física compreende diversas manifestações tanto corporais
e culturais, manifestações estas que são de essencial relevância para os estudos
e as práticas pedagógicas. Compreende-se a Educação Física então sob a ótica
da Cultura de Movimento defendida pelo renomado autor Elenor Kunz, qual
considera todas as atividades do movimento humano e que pertencem ao mundo
do “se-movimentar” humano, ou seja, tudo o que o homem cria e produz.
Portanto o “se-movimentar” compreende manifestações, ou mesmo práticas
desde esporte, lutas, jogos, danças dentre outras. Nesta pesquisa buscou-se
analisar como estão sendo estabelecidas as relações entre as manifestações da
cultura de movimento no município de Anta Gorda/RS com o plano de ensino da
disciplina de Educação Física. Para isso delimitou-se escolas da rede pública de
ensino em suas etapas dos Anos finais do ensino fundamental. A investigação
utilizou-se de dois métodos: a pesquisa documental, que buscou aporte em
documentos educacionais oficiais, como por exemplo: o Projeto Político
Pedagógico e os documentos da secretaria municipal de Educação, Cultura,
Desporto e Lazer do município, a entrevista semiestruturada com dois
professores de Educação Física, os quais atuam nas escolas que se encaixaram
na delimitação proposta. Como aproximações de nossa análise, podemos
afirmar que são duas as manifestações da cultura de movimento que possuem
maior abrangência e são as mais desenvolvidas neste contexto estudado, o
esporte institucionalizado e os jogos tradicionais. A primeira manifestação é a
mais desenvolvida no meio escolar e nos eventos promovidos pelo poder público
municipal, a segunda é desenvolvida apenas nos eventos promovidos pelo poder
público em forma de campeonatos ou olimpíadas. Analisadas estas
informações, podemos então afirmar que no contexto escolar o esporte possui
predominância e recebe o status de conteúdo majoritário enquanto as
manifestações da cultura de movimento jogos tradicionais não recebem atenção
no trato pedagógico.
Collections
The following license files are associated with this item: