Concepções de gestão nas monografias do curso de especialização em Gestão Educacional da UFSM
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise das diferentes concepções de gestão a partir de
monografias defendidas no curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM. Num
universo de noventa monografias defendidas no período de 2001 a 2005, destas foram
selecionadas trinta e nove para serem lidas e discutidas. Dentre as bibliografias utilizadas
destacamos em especial dois teóricos, a saber, Benno Sander e José C. Libâneo como
principais referências no desenvolvimento do trabalho. Assim, com as diferentes concepções
de gestão de Libâneo (2005), e com os dois quadros organizados a partir das monografias
lidas, foi possível analisar o que cada especialista entendia por gestão educacional, ou seja,
mais precisamente buscamos entender quem eram os gestores educacionais para cada um
deles, e mapear as suas diferentes concepções. O trabalho está dividido em cinco capítulos: o
primeiro faz uma breve apresentação do trabalho, o segundo traça um apanhado histórico
sobre a Gestão Educacional, o terceiro fala sobre a metodologia usada para a realização deste,
o quarto trata da análise dos dados da pesquisa e, por fim, o quinto traz as conclusões da
pesquisa que sinalizam para uma concepção de gestão ainda muito voltada para a concepção
tradicional de gestão.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: