A lógica interna do jogo na escola: sistematização do conteúdo – o exemplo do basquetebol
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Data
2022-11-28Primeiro membro da banca
Ferreira, Lílian Aparecida
Segundo membro da banca
Paes, Roberto Rodrigues
Metadata
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O Esporte é um dos maiores fenômenos sociais da humanidade, inserido nos diversos campos
sociais e também uma prática educativa proposta na Educação Física Escolar, é conteúdo
previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta a formação
sistematizada dos currículos dos sistemas e redes de educação com o intento de dar equidade
às aprendizagens básicas nas escolas do país. O Colégio Militar de Santa Maria (CMSM)
integra uma rede de ensino de abrangência nacional que segue os preceitos do Exército
Brasileiro e suas orientações curriculares. A Praxiologia Motriz (PM), teoria da Ação Motriz,
é reconhecida por seu aporte teórico-científico, conceitos e terminologias relacionados as
Práticas Corporais. Os temas: Esporte, Educação Física, BNCC, CMSM e Praxiologia Motriz
correspondem a primeira etapa para delimitar a sistematização em busca dos resultados da
pesquisa, para cumprir um segundo momento realizou-se uma Análise Praxiológica do
basquetebol, com base nos Universais Ludomotores de Parlebas, dando ênfase aos Papéis e
Subpapéis da modalidade, em um terceiro momento para atender aos aspectos didáticos e
pedagógicos são referenciadas a perspectiva de Pedagogia das Condutas Motrizes, concebida
por Parlebas para a Educação Física e a Situação Didática na perspectiva de um sistema
praxiológico. Quanto ao aspecto metodológico a pesquisa está assentada nos pressupostos de
uma pesquisa teórica, com a utilização de dados qualitativos a partir de levantamentos de
referências bibliográficas. A pesquisa tem como objetivo elaborar e evidenciar conceitos da
Praxiologia Motriz para a sistematização do conteúdo da Educação Física/basquetebol do
Colégio Militar de Santa Maria à luz da teoria praxiológica. Para atingir o objetivo geral,
delimitou-se os seguintes objetivos específicos: Apresentar os documentos oficiais, BNCC e
Projeto Pedagógico do CMSM, e proposta para o ensino dos esportes de invasão na escola;
Apresentar e justificar os conceitos da Praxiologia Motriz que contribuirão com a
sistematização dos conteúdos para o ensino dos esportes de Invasão no CMSM, tendo em vista
a caracterização da Lógica Interna do Basquetebol e; Evidenciar as contribuições da Praxiologia
Motriz para os elementos didáticos da Educação Física no CMSM. Constatamos a relevância
dos critérios da teoria praxiológica para a organização das Práticas Corporais a partir de seu
caráter sistêmico, bem como, a perspectiva de uma Educação Física Escolar com foco na
educação das Condutas Motrizes dos alunos.
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