Consumo colaborativo: investigando o consumo de caronas mediadas por tecnologias sob a ótica da Consumer Culture Theory (CCT)
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Data
2023-01-18Primeiro membro da banca
Lehnhart, Eliete dos Reis
Segundo membro da banca
Casalinho, Gilmar D’Agostini Oliveira
Terceiro membro da banca
Oliveira, Marta Olivia Rovedder de
Quarto membro da banca
Visentini, Monize Sâmara
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Inserido no contexto do consumo colaborativo, como lócus desta pesquisa foram escolhidas as caronas colaborativas medidas por tecnologias (MACÊDO et al., 2021). A pesquisa ancorou-se na lente teórica da CCT buscando considerar, além de percepções dos consumidores, o seu contexto e abraçar a complexidade do presente na prática do consumo colaborativo de caronas (ARNOULD; THOMPSON, 2005; MOURA, 2018; PINTO et al., 2015). A partir das lacunas e justificativas de pesquisa, foram elaborados os objetivos e perguntas que guiaram o desenvolvimento desta tese. O objetivo geral desta pesquisa foi: Analisar o consumo colaborativo de caronas mediadas por tecnologias a partir da lente teórica da Consumer Culture Theory (CCT). Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de 23 entrevistas em profundidade junto a consumidores de caronas colaborativas. Como técnica de análise, postulou-se na análise de conteúdo (BARDIN, 2015; RESENDE, 2018). O objetivo geral foi alcançado por meio das reflexões sobre este consumo a partir dos aspectos pessoais e socioculturais. A partir das categoriais inicias da pesquisa, foram construídas as categorias intermediárias, e posteriormente, as finais. Dentre os resultados desta tese, uma importante contribuição teórica foi a investigação do consumo, englobando elementos presentes no consumo colaborativo a partir da lente teórica da CCT. Sobre as contribuições práticas, esta pesquisa traz achados relevantes para os mais diversos interessados: os provedores e desenvolvedores de aplicativos colaborativos, motoristas, e demais consumidores. Outra contribuição refere-se a identificação da presença da pandemia no comportamento dos consumidores. Por fim, como contribuições socioambientais, percebeu-se que, apesar de não ser o principal motivo de escolha dos consumidores, alguns possuem a consciência dos benefícios socioambientais presentes no consumo colaborativo de caronas.
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