dc.contributor.advisor | Estivalete, Vania Fátima de Barros | |
dc.creator | Both, Aline | |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T11:55:46Z | |
dc.date.available | 2023-02-28T11:55:46Z | |
dc.date.issued | 2023-01-30 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27943 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2023. | por |
dc.description | A data da defesa está de acordo com o que consta registrado na ata da defesa. | por |
dc.description.abstract | This study aims to map the actions and budget resources implemented/destined to the
inclusion policy of students with disabilities, in the basic municipal education network
of São Leopoldo, defined by the Multiannual Plan of 2022-2025. Considering the
importance of the problem, and in respect of the scope of the discussions, it is
considered opportune and necessary to look at the Municipal Multiannual Plan in
conjunction with the Municipal Education Plan. To achieve the proposed objective, a
descriptive and qualitative documentary research was carried out. The present study
demonstrated that the Goals and Strategies of the Municipal Education Plan of São
Leopoldo have strategies aimed at inclusion policies, in municipal basic education, and
include students with disabilities, global development disorders and high skills or
giftedness, whose age is in the phase from 0 to 17 years, enrolled in schools in the
municipality of São Leopoldo. In addition, the São Leopoldo Municipal Multiannual Plan
2022-2025 reserves budget forecasting through own resources, as well as fosters its
strategies based on the raising of third-party funds, expanding larger budget forecasts
aimed at promoting inclusion policies. The decision-making of strategies for special
education, defined in the Multiannual Plan of São Leopoldo, establishes a rational and
sequential structure of acts, according to glover's theory (2006), since the actions
described in the PPA have combined objectives, mostly, in light of the goals and
strategies defined by the city's Municipal Education Plan, which, in turn, establishes a
possible effective arrangement in the implementation of these objectives. Thus, this
combination, between the objectives of the SME and PPA, make up a clear planning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Deficiência | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Deficiency | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.title | Instrumentos garantidores e perspectiva de aplicação de recurso à inclusão de alunos com deficiência nas escolas da administração pública municipal de São Leopoldo | por |
dc.title.alternative | Guarantors and perspective of application of resources to the inclusion of students with disabilities in the schools of the municipal public administration of São Leopoldo | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Serafina Corrêa, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD. | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo mapear as ações e recursos orçamentários
implementados/destinados à política de inclusão de alunos com deficiência, na rede
básica de educação municipal de São Leopoldo, definidas pelo Plano Plurianual de
2022-2025. Considerando a importância da problemática, e em respeito a abrangência
das discussões, entende-se oportuno e necessário olhar para o Plano Plurianual
Municipal em conjunto com o Plano Municipal de Educação. Para atingir o objetivo
proposto, realizou-se uma pesquisa documental de caráter descritivo e qualitativo. O
presente estudo demonstrou que as Metas e Estratégias do Plano Municipal de
Educação de São Leopoldo têm estratégias voltadas a políticas de inclusão, na
educação básica municipal, e contemplam alunos com deficiência, transtornos globais
do desenvolvimento, transtorno espectro autista e altas habilidades ou superdotação,
cuja idade esteja na fase do 0 aos 17 anos, matriculados nas escolas do município de
São Leopoldo. Além disso, o Plano Plurianual Municipal de São Leopoldo 2022-2025
reserva previsão orçamentária por meio de recursos próprios, bem como, fomenta
suas estratégias com base na captação de recursos de terceiros, ampliando previsões
orçamentárias de maior vulto, destinados à promoção de políticas de inclusão. A
tomada de decisão das estratégias destinadas à educação especial, definida em
Plano Plurianual de São Leopoldo, estabelece uma estrutura racional e sequencial de
atos, conforme a teoria de GLOVER (2006), uma vez que às ações descritas no PPA
têm objetivos combinados, em sua maioria, à luz das metas e estratégias definidas
pelo Plano Municipal de Educação da cidade, que, por sua vez, estabelece um
possível arranjo eficaz na implementação desses objetivos. Desse modo, essa
combinação, entre os objetivos do PME e PPA, compõem um planejamento claro. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |