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dc.contributor.advisorEstivalete, Vania Fátima de Barros
dc.creatorBoth, Aline
dc.date.accessioned2023-02-28T11:55:46Z
dc.date.available2023-02-28T11:55:46Z
dc.date.issued2023-01-30
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27943
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2023.por
dc.descriptionA data da defesa está de acordo com o que consta registrado na ata da defesa.por
dc.description.abstractThis study aims to map the actions and budget resources implemented/destined to the inclusion policy of students with disabilities, in the basic municipal education network of São Leopoldo, defined by the Multiannual Plan of 2022-2025. Considering the importance of the problem, and in respect of the scope of the discussions, it is considered opportune and necessary to look at the Municipal Multiannual Plan in conjunction with the Municipal Education Plan. To achieve the proposed objective, a descriptive and qualitative documentary research was carried out. The present study demonstrated that the Goals and Strategies of the Municipal Education Plan of São Leopoldo have strategies aimed at inclusion policies, in municipal basic education, and include students with disabilities, global development disorders and high skills or giftedness, whose age is in the phase from 0 to 17 years, enrolled in schools in the municipality of São Leopoldo. In addition, the São Leopoldo Municipal Multiannual Plan 2022-2025 reserves budget forecasting through own resources, as well as fosters its strategies based on the raising of third-party funds, expanding larger budget forecasts aimed at promoting inclusion policies. The decision-making of strategies for special education, defined in the Multiannual Plan of São Leopoldo, establishes a rational and sequential structure of acts, according to glover's theory (2006), since the actions described in the PPA have combined objectives, mostly, in light of the goals and strategies defined by the city's Municipal Education Plan, which, in turn, establishes a possible effective arrangement in the implementation of these objectives. Thus, this combination, between the objectives of the SME and PPA, make up a clear planning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDeficiencyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectManagementeng
dc.titleInstrumentos garantidores e perspectiva de aplicação de recurso à inclusão de alunos com deficiência nas escolas da administração pública municipal de São Leopoldopor
dc.title.alternativeGuarantors and perspective of application of resources to the inclusion of students with disabilities in the schools of the municipal public administration of São Leopoldoeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Serafina Corrêa, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaD.por
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo mapear as ações e recursos orçamentários implementados/destinados à política de inclusão de alunos com deficiência, na rede básica de educação municipal de São Leopoldo, definidas pelo Plano Plurianual de 2022-2025. Considerando a importância da problemática, e em respeito a abrangência das discussões, entende-se oportuno e necessário olhar para o Plano Plurianual Municipal em conjunto com o Plano Municipal de Educação. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa documental de caráter descritivo e qualitativo. O presente estudo demonstrou que as Metas e Estratégias do Plano Municipal de Educação de São Leopoldo têm estratégias voltadas a políticas de inclusão, na educação básica municipal, e contemplam alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtorno espectro autista e altas habilidades ou superdotação, cuja idade esteja na fase do 0 aos 17 anos, matriculados nas escolas do município de São Leopoldo. Além disso, o Plano Plurianual Municipal de São Leopoldo 2022-2025 reserva previsão orçamentária por meio de recursos próprios, bem como, fomenta suas estratégias com base na captação de recursos de terceiros, ampliando previsões orçamentárias de maior vulto, destinados à promoção de políticas de inclusão. A tomada de decisão das estratégias destinadas à educação especial, definida em Plano Plurianual de São Leopoldo, estabelece uma estrutura racional e sequencial de atos, conforme a teoria de GLOVER (2006), uma vez que às ações descritas no PPA têm objetivos combinados, em sua maioria, à luz das metas e estratégias definidas pelo Plano Municipal de Educação da cidade, que, por sua vez, estabelece um possível arranjo eficaz na implementação desses objetivos. Desse modo, essa combinação, entre os objetivos do PME e PPA, compõem um planejamento claro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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