dc.contributor.advisor | Kocourek, Sheila | |
dc.creator | Vargas, Rúbia dos Santos Cante | |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T11:57:02Z | |
dc.date.available | 2023-02-28T11:57:02Z | |
dc.date.issued | 2022-11-14 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27944 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This research aimed to analyze the Political Pedagogical Project of the Rural School Coronel
Chananeco, located in the second district of the city of São Sepé. The goal of this work was to
answer the following question: how to raise the level of family participation in school
management? In this sense, it was sought to analyze the Political Pedagogical Project of the
school and emphasize the importance of families, teachers and school employees in the actions
that take place in the institution for a quality democratic management to effectively occur. Some
goals were set in order to achieve the results, such as: describe the profile of the school, identify the main factors that contribute to the participation of families, and what actions are developed
throughout the year. This research resulted from an exploratory analysis of the school's PPP. To
provide a scientific basis for this research we used the theories of different authors such as:
BORSTEL (2020), CALDART (2004), DELORS (1996), GADOTTI (1994), among others.
The results show that the managing team seeks to perform actions, during the year, so that the
families participate in the school routine of their children, but it was evidenced that some
families do not participate as they should. It was proven that the Parent-Teacher Council and
the School Council are very participative. At the end of the research, some suggestions for
actions to be developed at the school were mentioned. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Funcionários | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | por |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | School employees | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Political Pedagogical Project | eng |
dc.title | A gestão democrática no contexto da escola do campo de ensino fundamental Coronel Chananeco | por |
dc.title.alternative | Democratic management in the context of Coronel Chananeco rural elementary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São João do Polêsine, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD. | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve por finalidade analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola do Campo
Coronel Chananeco, localizada no 2º distrito da cidade de São Sepé. A problemática, deste
trabalho, consistiu em responder ao seguinte questionamento: como elevar o nível de
participação das famílias na gestão da escola? Nesse sentido, buscou analisar o Projeto Político
Pedagógico da referida escola e enfatizar a importância das famílias, professores e funcionários
nas ações que acontecem na instituição para que ocorra, efetivamente, uma gestão democrática
de qualidade. Foram traçados alguns objetivos para que os resultados fossem atingidos como:
descrever o perfil da escola, identificar os principais fatores que contribuem para a participação
das famílias e quais as ações são desenvolvidas ao longo do ano. Esta pesquisa resultou de uma
análise exploratória do PPP da escola. Para dar embasamento científico para esta pesquisa
foram usadas as teorias de diferentes autores como: BORSTEL (2020), CALDART (2004),
DELORS (1996), GADOTTI (1994), entre outros. Os resultados apontam que a equipe diretiva
busca realizar açãos, durante o ano, para que as famílias participem da rotina escolar de seus
filhos, porém ficou evidenciado que algumas famílias não participam como deveriam. Ficou
comprovado que o Conselho de Pais e Mestres e Conselho Escolar são bastante participativos.
No final da pesquisa, foram citadas algumas sugestões de ações para serem desenvolvidas na
escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |