Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrevisan, Marcelo
dc.creatorTurchetti, Gisele Simi
dc.date.accessioned2023-02-28T12:10:00Z
dc.date.available2023-02-28T12:10:00Z
dc.date.issued2023-01-27
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27945
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe study intends to situate the context of agricultural credit for agricultural activities in the geographic mesoregion Centro Oeste of Rio Grande do Sul, composed of 31 municipalities. The theme of this article connects with current debates on the integration of the agricultural sector, channeling of the credit matrix, located in the productive interface, and the persistence of redistributive policies in the Brazilian countryside. Focusing on the credit coverage of the National Program for Strengthening Family Agriculture - PRONAF (NPRONAF), this research aims to analyze the behavior of rural credit resources destined to business agriculture, in the period from 2013 to 2022, in the geographic mesoregion Centro Western RS. Aspects of the scenario of agricultural resources for public management and planning work in the selected municipalities were addressed. Therefore, the methodology used was of the descriptive quantitative type. Based on data from the Agricultural Census and the SN rural credit matrix. It was verified, using the size of the property (fiscal modules) and the ratio index between non-Pronaf and Pronaf establishments (IRNPP) by municipality, that, although there is a high presence of Pronaf properties in the municipalities, the contracting of NPronaf credit is expressive and carried out more than once per agricultural unit in some municipalities. The results show that corporate agriculture has expanded its organization, so that agricultural policy, at the territorial level, encourages the strengthening of agricultural activities by producers who remain in conditions of guarantees and framework for financing. In addition, situational factors arising from the contracting of agricultural credit, encourage new productive-commercial arrangements in the municipalities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolítica agrícolapor
dc.subjectAgricultura empresarialpor
dc.subjectMesorregiãopor
dc.subjectSojapor
dc.subjectAgricultural policyeng
dc.subjectAgribusinesseng
dc.subjectMesoregioneng
dc.subjectSoy cultivationeng
dc.titleDistribuição de crédito agrícola: contexto nos municípios pertencentes à mesorregião centro ocidental do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeDistribution of credit agriculture: context in the municipalities belonging to the west center mesoregion of Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana da Boa Vista, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO estudo tem a pretensão de situar o contexto do crédito agrícola para as atividades agropecuárias da mesorregião geográfica Centro Ocidental do Rio Grande do Sul, composta por 31 municípios. O tema deste artigo conecta-se com debates atuais sobre a integração do setor agropecuário, canalização da matriz de crédito, situada na interface produtiva, e a persistência de políticas redistributivas no rural brasileiro. Concentrando-se na cobertura do crédito Não Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF (NPRONAF), como objetivo geral desta pesquisa tem como objetivo descrever o cenário dos recursos de crédito rural destinados à agricultura empresarial, no período de 2013 a 2022, da mesorregião geográfica Centro Ocidental do RS. Foram abordados aspectos do cenário dos recursos agropecuários para o trabalho de gestão e planejamento público nos municípios selecionados. Para tanto, a metodologia utilizada foi do tipo quantitativa descritiva. A partir de dados do Censo Agropecuário e da matriz do crédito rural do SN. Verificou-se, usando o tamanho da propriedade (módulos fiscais) e o índice de relação entre os estabelecimentos não Pronaf e Pronaf (IRNPP) por município, que, embora exista uma alta presença de propriedades Pronaf nos municípios, a contratação de crédito NPronaf é expressiva e realizada mais de uma vez por unidade agrícola em alguns municípios. Os resultados demonstram que, a agricultura empresarial tem expandido sua organização, de modo que a política agrícola, em nível territorial, estimula o fortalecimento das atividades agropecuárias dos produtores que se mantém em condições de garantias e enquadramento para os financiamentos. Além disso, fatores situacionais decorrentes da contratação de crédito agrícola, fomentam novos arranjos produtivo-comerciais nos municípios.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto