Navegação Tese de Doutorado por área do CNPQ "900500000008"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 53
-
Articulações ente a autoeficácia e a aprendizagem autodirigida na formação inicial docente em ciências
(2023-01-26)A formação inicial do professor de Ciências é uma etapa central para promoção de habilidades relevantes para a sequência da carreira, entre estas capacidades está a tomada de consciência sobre sua aprendizagem e a confiança ... -
Conjunto estruturado de atividades didáticas para o ensino introdutório de programação
(2022-08-26)Este trabalho foi realizado no âmbito da metodologia Educational Design Research (EDR), que busca encaminhar soluções para problemas vivenciados na prática docente. A presente pesquisa tem o propósito de criar, desenvolver, ... -
Estilo de pensamento curricular freireano: sujeitos, contextos e elementos
(2021-08-24)A presente pesquisa tem por base a realização de investigações e discussões envolvendo a perspectiva curricular Freireana à luz da epistemologia de Fleck, tendo como foco de interesse o Tema Gerador. Pautando-se na necessidade ... -
Diferentes recursos pedagógicos no ensino do tema câncer de pele: contribuições para a promoção da alfabetização científica no ensino fundamental
(2020-03-20)Este estudo avaliou as contribuições do uso de recursos pedagógicos lúdico-interativos (cartilha e folder) abrangendo o tema câncer de pele (CP) para a promoção da alfabetização científica (AC) de 323 estudantes do ensino ... -
A base nacional comum curricular e os anos iniciais: um estudo de caso
(2020-03-04)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge no cenário educacional como uma nova política educacional, de caráter normativo, este documento define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a serem ... -
Atividades didáticas investigativas na formação inicial de professores de química, de física e de biologia
(2023-09-28)As atividades investigativas (AI) possibilitam a utilização de processos de pesquisa como elaborar problemas, hipóteses, interpretações, argumentos e explicações, comunicação entre outros para promover a atitude científica, ... -
Desafios e perspectivas de uma abordagem interdisciplinar de ensino na área das ciências da natureza e matemática na formação inicial de professores
(2020-07-17)Esta pesquisa vem ao encontro das necessidades de formação docente quanto à abordagem interdisciplinar no contexto de práticas de ensino. Diante de carências de práticas interdisciplinares na formação inicial docente, foi ... -
Contribuições da pedagogia de projetos para a educação em saúde no contexto escolar
(2021-01-29)O desenvolvimento de temas relativos à saúde está previsto nos referenciais curriculares brasileiros em todos os níveis da educação básica. Diante disso, as discussões sobre um conceito de saúde ampliado, que pressupõe a ... -
O uso das metodologias ativas como promotoras da alfabetização científica no ensino de ciências
(2022-08-25)O presente trabalho busca articular a alfabetização científica com a utilização de metodologias ativas no ensino de conceitos básicos das ciências, no ensino fundamental e no ensino superior. Buscamos responder ao problema ... -
Prática profissional integrada ao ensino médio integrado do IFFar: balanços e perspectivas
(2022-08-31)O ensino médio integrado busca superar a dualidade educacional e a fragmentação curricular, por meio da fusão da educação profissional com o ensino propedêutico, num só curso e com matrícula única, ofertado pelos Institutos ... -
Implementação do tema saúde da mulher para estudantes de nível médio baseada em literatura médico-científica
(2022-11-08)Introdução: A adolescência é um período de transição da infância para a fase adulta marcado por transformações físicas e psicossociais, bem como por conflitos relacionados às incertezas e inseguranças. E nesse sentido a ... -
Aprendizagem baseada em problemas, por meio de temáticas, como metodologia ativa facilitadora no ensino de ciências/química
(2022-10-07)As metodologias de aprendizagem ativas, nas quais os estudantes são protagonistas do processo de construção do próprio conhecimento, são essenciais ao desenvolvimento intelectual autônomo. Entre as tendências metodológicas, ... -
Desafios e estratégias de ensino do reino fungi na educação básica: contribuições de recursos didáticos
(2022-02-18)A área de Ciências em geral, e a Biologia em particular, são de grande relevância para o aprimoramento dos conhecimentos e articulação com as vivências e experiências envolvendo o meio ambiente, o desenvolvimento humano, ... -
Um estudo de práticas formativas entre física e química na formação de produtores de alimentos no Brasil e na Alemanha
(2020-02-28)Articular os conhecimentos científicos básicos com os conhecimentos da prática profissional é peça fundamental para o bom desempenho acadêmico. Em se tratando de profissionais da área de produção de alimentos, entende-se ... -
O Rio Uruguai como estratégia de contextualização do ensino em uma escola com restrição de liberdade
(2015-06-08)Historicamente os processos educacionais em unidades de restrição de liberdade para menores infratores, apresentam inúmeras problemáticas relacionadas à formação e a ressocialização dos adolescentes, onde variados autores ... -
Ciência e arte: análise da produção de murais como proposta para educação integral no ensino médio
(2021-11-26)O presente trabalho tem como objeto de análise um projeto com vários anos de aplicação, denominado BioRevitArt, que integra Ciência e Arte, utilizando pintura mural. Os alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio ... -
Ensino e aprendizagem de astronomia sob a perspectiva do ensino por investigação e da teoria dos campos conceituais a partir da base nacional comum curricular
(2023-01-30)Almejando contribuições para a área do Ensino de Ciências, esta tese apresenta uma pesquisa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais e no Ensino por Investigação para embasar o processo de ensino e aprendizagem de ... -
Elementos indicadores da criticidade no ensino de matemática: uma investigação em oficinas de formação inicial e continuada de professores
(2022-09-23)Esta pesquisa de doutorado descreve o caminho delineado para elaborar uma proposta de investigação que envolve a formação inicial e continuada de professores de Matemática que participam do Programa Residência Pedagógica ... -
Formação de educadores de ciências da EJA: possibilidades e desafios da articulação Freire-CTS-Andragogia
(2022-03-22)O presente trabalho buscou investigar as possibilidades e os desafios que um processo formativo fundamentado nos princípios Freire-CTS-Andragogia apresenta aos conhecimentos e ás práticas de educadores da área das Ciências ... -
Intervenções no ambiente escolar visando a promoção da saúde
(2020-02-28)O presente estudo foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de Santa Maria/RS e objetivou analisar quais as contribuições de ações mediadas por projetos interdisciplinares, visando a promoção da saúde, nos ...