Navegação Tese de Doutorado por orientadores "Fossá, Maria Ivete Trevisan"
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Estratégias discursivas no Programa Profissão Repórter: os sentidos de cidadania aquém e além do discurso
(2018-04-13)Partindo do pressuposto de que as mídias são um espaço para produzir formas de discursivizar a cidadania dos sujeitos, percebemos que as noções de cidadania, geralmente, estão associadas ao período eleitoral, em específico, ... -
Comunicação estratégica em ambiências de inovação: estudo do ecossistema de Florianópolis
(2023-11-23)O propósito desta pesquisa é compreender a comunicação no contexto de ecossistemas de inovação, entendendo a relevância do caráter relacional e dialógico do processo comunicativo. Com este estudo, buscamos refletir e ... -
Eco da comunicação e da inovação na universidade: intersecções entre o ecossistema midiático e o ecossistema inovativo
(2023-09-26)Como se configuram as ambiências midiáticas, comunicacionais e organizativas do ecossistema de inovação nas universidades? Esta foi a questão-problema que direcionou este estudo, cuja objetificação centrou-se no ecossistema ... -
A temática LGBTQIA+ como estratégia discursiva na comunicação da Avon Brasil
(2022-10-10)A diversidade é um emblema da contemporaneidade desencadeado a partir de movimentos impulsionados, consideravelmente, pelo capitalismo, pelo mercado e pela globalização, cujos reflexos estão para a construção das identidades ... -
Estratégias de comunicação em cenários de plataformização da educação no atual ecossistema midiático
(2024-03-27)A presente pesquisa tem como tema comunicação e educação, mais especificamente em organizações de tecnologia educacional enquanto contextos organizacionais emergentes, e é delimitada na coevolução de seus atores organizacionais. ... -
Reputação e gestão de crise de integridade: a Odebrecht retratada na mídia impressa no contexto da Lava Jato
(2023-11-10)No mundo corporativo, sabe-se bem que crises de integridade têm capacidade para transformar a reputação de qualquer organização em pouco tempo. Sob condições de profunda pressão da sociedade midiatizada para assumirem ... -
As estratégias discursivas e mercadológicas da Folha de S. Paulo na captação do público leitor
(2016-12-21)A midiatização traz à tona uma nova postura do leitor diante da produção jornalística. O jornal se condiciona à proposição de novos contratos de comunicação com vias a captar leitores para manter-se competitivo em um mercado ... -
Educar para a cidadania por meio da programação da tevê pública: a experiência da TVE de Porto Alegre/RS
(2018-03-28)Esta tese tem como tema a educação para a cidadania nas tevês públicas, delimitado em assuntos relacionados às tevês educativas, especificamente num olhar sob a programação própria da TVE de Porto Alegre, RS. A questão ... -
Pelas páginas de Zero Hora, o jornalismo público (des)coberto
(2015-04-09)A presente tese trata sobre a prática do jornalismo público pela mídia impressa. O contexto midiático do Sul do Brasil é chamado por Guareschi e Ramos (1988) de fenômeno RBS , onde o jornal Zero Hora se configura como ... -
Comunicação e biopotência da multidão: empoderamento entre estratégias de biopoder e práticas de biopolítica
(2017-03-22)Este trabalho está orientado pela perspectiva comunitária da comunicação, compreendendo a relevância da participação crítica e ativa das pessoas no processo comunicativo. Sob esse viés, as pessoas e as coletividades são ... -
As estratégias de responsabilização político-social da ANDI – Comunicação e Direitos nas políticas públicas de comunicação: o caso da Classificação Indicativa
(2018-07-13)A comunicação pública é per se de interesse público. Neste sentido, deve privilegiar a discussão de temas sociais que digam respeito à promoção da cidadania. Ao pensar nessa definição, entendemos que a comunicação pública ... -
A implementação de uma política de comunicação organizacional integrada, estratégica e pública em uma instituição federal de ensino superior: um modelo a partir da experiência da UFSM
(2023-03-28)Considerar a comunicação como estratégica, para as universidades, passou a ser uma questão de sobrevivência para elas, principalmente às públicas (como é o caso da UFSM), que dependem da legitimidade da sociedade para ...