Mostrar registro simples

dc.creatorMoreira, Patricia Kruel Froner
dc.date.accessioned2023-03-02T11:10:12Z
dc.date.available2023-03-02T11:10:12Z
dc.date.issued2022-12-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28005
dc.description.abstractThis study has the main objective of developing a technological product that can evaluate and identify which variables add value to both students and graduates of higher education, whether public or private. There is little research on the subject, mainly from the end-user perspective. To this end, a survey-type quantitative research was carried out with 76 questions, 65 of them with a five-point Likert-type scale. A valid sample of 1,203 respondents was obtained, including graduates and students of undergraduate courses at the Federal University of Santa Maria, and the data were analyzed using descriptive statistics, exploratory factor analysis, t test and ANOVA with Post Hoc. Regarding the specific objectives, this study concludes with suggestions for improvement such as strengthening communication between students, teachers and technicians and academic management; develop a value perception research instrument and apply it frequently to collect data, understand students' demands and expectations regarding the various factors presented in this work; develop plans to meet them and use common tools in Lean such as planning resources, problem solving, performance indicators, etc. Among the contributions of this research are that results obtained from this study can serve as a starting point for more comprehensive research and even for the development of a validated scale of value generation of academic activities in higher education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPensamento enxutopor
dc.subjectHabilidadespor
dc.subjectAvaliação de aprendizagempor
dc.subjectLean thinkingeng
dc.subjectSkillseng
dc.subjectLearning assessmenteng
dc.titleGeração de valor em atividades acadêmicas no ensino superior: uma análise segundo o pensamento Leanpor
dc.title.alternativeValue generation in academic activities in higher education: an analysis according to Lean thinkingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo principal o desenvolver um produto tecnológico que possa avaliar e identificar quais variáveis agregam valor tanto para os alunos quanto egressos do ensino superior, seja ele público ou privado. Há poucas pesquisas sobre o tema, principalmente sobre a perspectiva do usuário final. Para tal, foi realizada pesquisa quantitativa, tipo Survey com 76 questões, sendo 65 delas com escala tipo Likert de cinco pontos. Obteve-se uma amostra válida de 1.203 respondentes entre egressos e discentes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria, e os dados foram analisados através da estatística descritiva, análise fatorial exploratória, testes de diferença de médias Teste t e ANOVA com Post Hoc. Referente aos objetivos específicos, conclui-se este estudo com sugestões de melhoria como estreitar a comunicação entre discentes, docentes e técnicos e a gestão acadêmica; elaborar um instrumento de pesquisa de percepção de valor e aplica-lo frequentemente para coletar dados, entender as demandas e expectativas dos alunos quanto aos diversos fatores apresentados neste trabalho; elaborar planos para atendê-las e usar instrumentos comuns em Lean como recursos de planejamento, solução de problemas, indicadores de desempenho etc. Entre as contribuições desta pesquisa estão que resultados obtidos a partir deste estudo podem servir como ponto de partida para pesquisas mais abrangentes e, inclusive, para o desenvolvimento de uma escala validada de geração de valor das atividades acadêmicas no ensino superior.por
dc.contributor.advisor1Klein, Leander Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7157616811264324por
dc.contributor.referee1Pereira, Breno Augusto Diniz
dc.contributor.referee2Pádua, Silvia Inês Dallavalle de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6591057990491706por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International