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dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorJessof, Micaela Severo da Fonseca
dc.date.accessioned2023-03-03T12:02:40Z
dc.date.available2023-03-03T12:02:40Z
dc.date.issued2023-01-26
dc.date.submitted2023-01-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28029
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2023por
dc.description.abstractThe article is the result of an action research that aims to look at the educational processes that occur in the Temple of Candomblé of worship of Òrìṣà referred to as Ílé àṣẹ ìyá omin òrun, popularly called Ẹgbẹ́ Ọṣun, led by Ìyá Olòrìṣà Silvia de Ọṣun, a black woman, mother and peripheral. The Candomblé of Ketu tradition, as it is referred to here in the diaspora, descends from the Yorùbá people, in the present Nigeria. As educational processes we understand practices that collaborate in the formation of the subject in society that occur through formal education, informal education and non-formal education. The educational processes of an Afrikan cult community are circular practices that begin from a perception of the world itself. This research used the methodology of bibliographic research, field diary registration and the documentary register of a letter written by Ìyá Olòrìṣà Silvia de Ọṣun, with emphasis on direct systematic participant observation and unsystematic direct participant observation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectcandomblépor
dc.subjectcultura afro-brasileirapor
dc.subjecteducationeng
dc.subjectcandombléeng
dc.subjectafrican brazilian cultureeng
dc.titleProcessos educativos no primeiro terreiro de Candomblé de Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoO artigo é resultado de uma pesquisa ação que objetiva olhar para os processos educativos que ocorrem no Templo de Candomblé de culto à Òrìṣà referida como Ílé àṣẹ ìyá omin òrun, popularmente chamada de Ẹgbẹ́ Ọṣun, liderada pela Ìyá Olòrìṣà Silvia de Ọṣun, mulher negra, mãe e periférica. O Candomblé de tradição Ketu, como é referido aqui na diáspora, descende dos povos Yorùbás, na atual Nigéria. Como processos educativos compreendemos práticas que colaboram na formação do sujeito em sociedade que ocorrem pela educação formal, pela educação informal e pela educação não-formal. Os processos educativos de uma comunidade de culto de matriz afrikana são práticas circulares que partem de uma percepção de mundo própria. Essa pesquisa utilizou-se da metodologia da investigação bibliográfica, registro em diário de campo, também foi utilizado o registro documental de uma carta disponibilizada pela Ìyá Olòrìṣà Silvia de Ọṣun, com ênfase na observação direta participante sistemática e observação direta participante assistemática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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