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dc.contributor.advisorLanzanova, Thompson Diórdinis Metzka
dc.creatorEnderle, Carolina Gaspar
dc.date.accessioned2023-03-07T10:20:53Z
dc.date.available2023-03-07T10:20:53Z
dc.date.issued2023-02-16
dc.date.submitted2023-02-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28079
dc.description.abstractAnnually, the SAE (Society of Automobile Engineers) promotes Baja competitions with the aim of providing practical knowledge applications acquired in the classroom, increasing the students’ preparation for the job market. By participating in the Baja SAE program, the student becomes involved in the real case of development of an off road vehicle, from its conception through detailed design, construction, and testing. The manufactured prototype depends on different subsystems for its operation, including the brake, which is responsible for progressively reducing the speed of the moving vehicle, making it stop, or keeping it immobile if it is already stopped, and transmitting the force applied by the driver. To the brakes, generating the necessary friction for this deceleration. The project will follow the methodology adapted by Dal Forno (2021), divided into 4 (four) stages: preliminary design, informational design, conceptual design, and detailed design, which will allow the design, construction, and validation of a brake subsystem applied to the Baja SAE type prototypes. This work arises to develop knowledge management in the brake subsystem within the Bombaja UFSM team, in order to record and share it in a constructive way, enabling continuity in research and constant improvement of the project. The documented development of a brake system has become an important source of reference and consultation for extended projects that use this type of prototype, enabling its constant improvement.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectbrake systemeng
dc.subjectBaja SAEpor
dc.subjectdevelopmenteng
dc.subjectvehicle dynamicseng
dc.subjectBombaja UFSMpor
dc.subjectsistema de freiospor
dc.subjectDimensionamentopor
dc.subjectdinâmica veicularpor
dc.subjectBombajapor
dc.titleDimensionamento e validação de um sistema de freios aplicado a veículo Off Road do tipo BAJApor
dc.title.alternativeDevelopment and validation of a brake system apllied to BAJA type Off Road vehicleeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoAnualmente, a SAE (Society of Automobile Engineers) promove competições Baja com o intuito de proporcionar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, incrementando a reparação dos alunos para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. O protótipo fabricado depende de diferentes subsistemas para seu funcionamento, dentre eles o subsistema de freios, responsável por reduzir progressivamente a velocidade do veículo em movimento, fazê-lo parar, ou conservá-lo imóvel se já estiver parado, transmitindo a força aplicada pelo condutor até os freios, gerando o atrito necessário a esta desaceleração. O projeto seguirá a metodologia adaptada por Dal Forno (2021), dividida em 4 (quatro) etapas: projeto preliminar, projeto informacional, projeto conceitual, e projeto detalhado, as quais permitirão o dimensionamento, construção e validação de um subsistema de freios aplicado à protótipos do tipo Baja SAE. Este trabalho surge para desenvolver a gestão do conhecimento no subsistema de freio dentro da equipe Bombaja UFSM, a fim de registrar e compartilhá-lo de forma construtiva, possibilitando a continuidade nas pesquisas e constante aprimoramento do projeto. O dimensionamento de um sistema de forma documentada torna-se uma importante fonte de referência e consulta para os projetos de extensão que utilizem este tipo de protótipo, possibilitando a constante melhoria e aprimoramento deste.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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