dc.contributor.advisor | Lanzanova, Thompson Diórdinis Metzka | |
dc.creator | Enderle, Carolina Gaspar | |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T10:20:53Z | |
dc.date.available | 2023-03-07T10:20:53Z | |
dc.date.issued | 2023-02-16 | |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28079 | |
dc.description.abstract | Annually, the SAE (Society of Automobile Engineers) promotes Baja competitions with the aim of providing
practical knowledge applications acquired in the classroom, increasing the students’ preparation for the job
market. By participating in the Baja SAE program, the student becomes involved in the real case of development
of an off road vehicle, from its conception through detailed design, construction, and testing. The manufactured
prototype depends on different subsystems for its operation, including the brake, which is responsible for
progressively reducing the speed of the moving vehicle, making it stop, or keeping it immobile if it is already
stopped, and transmitting the force applied by the driver. To the brakes, generating the necessary friction for this
deceleration. The project will follow the methodology adapted by Dal Forno (2021), divided into 4 (four) stages:
preliminary design, informational design, conceptual design, and detailed design, which will allow the design,
construction, and validation of a brake subsystem applied to the Baja SAE type prototypes. This work arises to
develop knowledge management in the brake subsystem within the Bombaja UFSM team, in order to record and
share it in a constructive way, enabling continuity in research and constant improvement of the project. The
documented development of a brake system has become an important source of reference and consultation for
extended projects that use this type of prototype, enabling its constant improvement. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | brake system | eng |
dc.subject | Baja SAE | por |
dc.subject | development | eng |
dc.subject | vehicle dynamics | eng |
dc.subject | Bombaja UFSM | por |
dc.subject | sistema de freios | por |
dc.subject | Dimensionamento | por |
dc.subject | dinâmica veicular | por |
dc.subject | Bombaja | por |
dc.title | Dimensionamento e validação de um sistema de freios aplicado a veículo Off Road do tipo BAJA | por |
dc.title.alternative | Development and validation of a brake system apllied to BAJA type Off Road vehicle | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Anualmente, a SAE (Society of Automobile Engineers) promove competições Baja com o intuito de proporcionar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, incrementando a reparação dos alunos para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. O protótipo fabricado depende de diferentes subsistemas para seu funcionamento, dentre eles o subsistema de freios, responsável por reduzir progressivamente a velocidade do veículo em movimento, fazê-lo parar, ou conservá-lo imóvel se já estiver parado, transmitindo a força aplicada pelo condutor até os freios, gerando o atrito necessário a esta desaceleração. O projeto seguirá a metodologia adaptada por Dal Forno (2021), dividida em 4 (quatro) etapas: projeto preliminar, projeto informacional, projeto conceitual, e projeto detalhado, as quais permitirão o dimensionamento, construção e validação de um subsistema de freios aplicado à protótipos do tipo Baja SAE. Este trabalho surge para desenvolver a gestão do conhecimento no subsistema de freio dentro da equipe Bombaja UFSM, a fim de registrar e compartilhá-lo de forma construtiva, possibilitando a continuidade nas pesquisas e constante aprimoramento do projeto. O dimensionamento de um sistema de forma documentada torna-se uma importante fonte de
referência e consulta para os projetos de extensão que utilizem este tipo de protótipo, possibilitando a constante melhoria e aprimoramento deste. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |