O papel do professor no atual contexto sócio-educacional: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena
Abstract
O presente trabalho é o resultado de um estudo bibliográfico e de uma
pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Vicente Farencena, com o objetivo de verificar como os professores compreendem o
seu papel no cotidiano escolar, no atual contexto sócio-educacional em que
vivemos. A metodologia utilizada foi um estudo de caso com uma abordagem
qualitativa. A análise dos questionários e das entrevistas foram relevantes, para a
construção da pesquisa e para que pudéssemos entender um pouco mais o motivo
dos questionamentos e inquietações dos professores na escola e suas práticas
pedagógicas. Foi possível percebermos que a ação dos professores e suas funções
pedagógicas estão em interação com diversos fatores como as políticas
econômicas, sociais e educacionais, os meios de comunicações, as famílias e as
demais instituições sociais que interagem com o processo educacional. Desta forma,
constatou-se que é preciso que o professor busque entender constantemente a
realidade que o cerca, desde a sua formação inicial até a sua formação continuada
que se desenvolve no decorrer de sua carreira profissional. Sendo assim,
acreditamos que muito de seus questionamentos e incertezas poderão ser
superaradas, com isso, melhorando sua prática e repensando sua função de
professor.
Collections
- Gestão Educacional [295]
The following license files are associated with this item: