Avaliação da usabilidade de videoclipe para aprendizagem da fisiologia da lactação por profissionais do serviço de atenção primária à saúde
Fecha
2023-01-13Primeiro coorientador
Ribeiro, Aline Cammarano
Primeiro membro da banca
Langendorf, Tassiane Ferreira
Segundo membro da banca
Rodrigues, Elisa da Conceição
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Introdução: O profissional nos serviços de Atenção Primária à Saúde precisa fornecer as
orientações baseadas em evidências científicas à nutriz e sua família para promover o
aprendizado e possibilitar a tomada de decisão e as práticas seguras de estabelecimento e
manutenção do aleitamento materno. Essas orientações contemplam a fisiologia da lactação,
que é um conteúdo implexo e abstrato para o qual a utilização de Tecnologias Educativas é uma
das opções viável para promover a aprendizagem por meio de educação em saúde com os
usuários. Objetivos: Avaliar a usabilidade de uma Tecnologia Educativa do tipo videoclipe
para aprendizagem da fisiologia da lactação por profissionais de serviço de Atenção Primária à
Saúde; e identificar as barreiras e os facilitadores para o uso dessa tecnologia como ferramenta
de apoio para as ações desenvolvidas por estes profissionais no contexto local. Método: Estudo
transversal guiado pelo Modelo de Tradução do Conhecimento em Ação. Realizado no
município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com 71 profissionais de saúde que atendem
crianças na Atenção Primária. Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, foi utilizado
um formulário eletrônico autoaplicável com o instrumento System Usability Scale e questões
abertas acerca de barreiras e facilitadores para o uso do videoclipe. A média foi de 68 pontos.
Para avaliar a correlação entre variáveis quantitativas, foi utilizado o teste de correlação de
Spearman. Considerou-se um nível de significância de 5% para as comparações estabelecidas.
O Alpha de Cronbach foi de 0,90 que aponta a confiabilidade do instrumento nessa população.
Resultados: Os profissionais avaliaram a usabilidade do videoclipe como excelente (pontuação
total 85), o qual obteve associação positiva com o profissional possuir curso de atualização em
saúde da criança (p=0,023). Os participantes possuem expectativa de que o uso desse videoclipe
seja uma ferramenta de apoio para as ações que desenvolvem no serviço (91,5%), apresentam
motivação para usá-lo (85,9%), acreditam que têm conhecimento do tema para usá-lo (98,6%)
e acreditam serem capazes de usá-lo (95,8%). Indicariam o videoclipe para que outros
profissionais o utilizassem na educação permanente e com gestantes, puérperas e em sua rede
de apoio como ferramenta de educação em saúde. Também, reconheceram que poderiam usálo na formação, indicando-o para acadêmicos da área da saúde. Identificaram situações do
ambiente de trabalho que poderiam ser barreiras para o uso, como o tempo restrito de
atendimento, a indisponibilidade de recursos para apresentar o videoclipe aos usuários,
resistência ao uso de mídias tecnológicas por parte dos profissionais e o nível de escolaridade
dos usuários. Conclusão: O grau de satisfação dos profissionais de saúde com o videoclipe para
aprendizagem da fisiologia da lactação aponta o potencial de usabilidade dessa ferramenta para
introdução do tema de aleitamento materno para educação permanente pelos próprios
profissionais e/ou mediada por estes para uso com usuários nos serviços de atenção primária à
saúde. Há necessidade de minimizar barreiras de infraestrutura física e de recursos humanos
para aplicação dessa tecnologia educativa no contexto local.
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