Escala de avaliação discente do ensino emergencial: construção e análise
View/ Open
Date
2022-12-15Primeiro membro da banca
Klein, Leander Luiz
Segundo membro da banca
Dutra, Vanessa Rabelo
Metadata
Show full item recordAbstract
As circunstâncias extraordinárias resultantes do período pandêmico com o fechamento de quase
todas as instituições de ensino superior, além da obrigatoriedade das avaliações institucionais
definidas em lei, e da relevância da obtenção de dados sobre a qualidade dos métodos de ensino,
levaram as universidades a buscarem instrumentos que medissem a capacidade educativa do
ensino emergencial. Portanto, este estudo buscou subsídios que consolidassem a criação de um
modelo que avaliasse a educação emergencial, de forma sintetizada, abarcando as exigências
da lei e atendendo ao cumprimento das etapas de caráter legal que pesam sobre a avaliação
discente. Dessa forma, foi proposto um instrumento de avaliação das instituições de ensino
superior pela visão discente em situação de ensino emergencial. O estudo seguiu as proposições
metodológicas de Boateng et al. (2018), o qual define e estabelece as boas práticas no
desenvolvimento de escalas, e foi dividido em três fases. Na primeira, de cunho qualitativo,
foram levantados e avaliados os itens do instrumento, sendo identificados, na literatura, para as
dimensões Professor, Ensino e Disciplina, os quais, inicialmente, acreditou-se serem os fatores
que iriam compor a autoavaliação. Na segunda fase, a pesquisa passou a ser do tipo survey,
avaliando as 4.920 disciplinas, pelos discentes dos 239 cursos de nível superior da Universidade
Federal de Santa Maria. A análise dos dados, por meio da estatística descritiva, demonstrou que
os discentes estão bastante satisfeitos com o empenho, o envolvimento, a disponibilidade e as
habilidades do professor durante o período pandêmico. Como também acham que as aulas
síncronas contribuíram para aprendizagem, e as atividades propostas estavam condizentes com
o nível de dificuldade dos conteúdos apresentados. Além disso, avaliaram positivamente a
sequência das disciplinas no curso, compreendendo a relevância e a representatividade delas na
formação e na vida profissional. Na terceira etapa do estudo, foram utilizadas técnicas da análise
fatorial exploratória, fatorial confirmatória e da modelagem de equações estruturais. E durante a
proposição do modelo por meio de testes que buscaram analisar a confiabilidade e a validade
das dimensões, o fator Ensino não alcançou validade discriminante e demonstrou coeficientes
insatisfatórios, resultando no agrupamento à dimensão Professor. Para o novo modelo proposto,
a dimensão Professor teve maior peso geral, e os itens que tratam sobre a satisfação com o curso
e a relevância das disciplinas na formação discente foram os mais significativos na avaliação
geral. É pertinente expor que, por meio da comparação de modelos concorrentes, a escala criada
demonstrou-se mais parcimoniosa em relação ao modelo hipotético unidimensional. Finalizouse a pesquisa com o desenvolvimento de uma metodologia para a aplicação da escala de
avaliação discente para o ensino emergencial, que poderá ser utilizada de forma simplificada
por qualquer pesquisador, agente ou gestor das instituições, ou ainda qualquer interessado.
Collections
The following license files are associated with this item: