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dc.contributor.advisorceretta, caroline ciliane
dc.creatorSilveira, Antônia Pacheco da
dc.date.accessioned2023-03-08T12:59:23Z
dc.date.available2023-03-08T12:59:23Z
dc.date.issued2023-01-31
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationSILVEIRA, A.P. O potencial da oferta de pratos vegetarianos na Quarta Colônia/RS - Brasil: análise dos cardápios dos restaurantes do território. 2023. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28103
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis dissertation has the primary goal of identifying the restaurants from Quarta Colônia that have vegetarian options on their menus. Culinary tourism is a growing sector in Brazil for the last decade, and the tourists that search for this type of diet could also seek the Quarta Colônia tourist destination. Vegetarianism is becoming increasingly common in the country, around 14% of Brazilians already declare themselves as vegetarians. This type of food philosophy is based on the exclusion of animal products, having different motivations for each person. Alongside managers from the restaurants of the Quarta Colônia, it was asserted if there was a demand of vegetarian tourists in the region and if it was possible to add vegetarian alternatives to the menu. As for the methodology used, the research is defined as qualitative, in which the data collected originated from primary and secondary sources: papers, dissertations, and other published studies, alongside a semi-structured interview with one selected restaurant from each city from the Quarta Colônia. Among the main findings, it was noted that there were labeled vegetarian dishes on the menus of a few restaurants, especially those that already had a high demand of tourists from this group. As for the restaurants with low demand, it was noticed that some establishments could indirectly serve this public due to them already having some meat-free dishes. Moreover, it was noted that there are restaurants that don’t feel motivated to provide alternatives due to the low demand of vegetarian clients. Lastly, a model menu was proposed with suggestions so that the restaurants can add vegetarian dishes that refer to Italian and German traditions in their current menu.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTurismo Gastronômicopor
dc.subjectVegetarianismopor
dc.subjectQuarta Colôniapor
dc.subjectCulinary Tourismeng
dc.subjectVegetarianismeng
dc.titleO potencial da oferta de pratos vegetarianos na Quarta Colônia/RS - Brasil: análise dos cardápios dos restaurantes do territóriopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal identificar os restaurantes da Quarta Colônia que possuem opções vegetarianas em seus cardápios. Entende-se que o turismo gastronômico é um segmento crescente no Brasil na última década e os turistas que procuram esse tipo de alimentação também podem procurar o destino turístico Quarta Colônia. O vegetarianismo está se tornando cada vez mais conhecido e sendo difundido no país, pois cerca de 14% dos brasileiros já se declaram vegetarianos, essa filosofia alimentar se baseia na exclusão de produtos e derivados animais, podendo haver diferentes motivações para cada pessoa. Foi examinado junto aos gestores dos restaurantes da Quarta Colônia se há demanda de turistas vegetarianos na região e se há possibilidade de acrescentar opções de pratos vegetarianos no cardápio. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como sendo do tipo qualitativo, cuja coleta de dados se deu em fontes primárias e secundárias, correspondendo a artigos, dissertações e obras já publicadas, havendo uma entrevista semi-estruturada com um restaurante selecionado de cada município que compõe o território da Quarta Colônia. Entre os principais resultados, observou-se a existência de pratos nomeadamente vegetarianos nos cardápios de poucos restaurantes, especialmente os que já possuíam uma alta demanda de turistas deste grupo. Quanto aos restaurantes com baixa demanda, notou-se que alguns estabelecimentos poderiam atender indiretamente este público devido a existência de alguns pratos sem presença de carne em sua composição. Além disso, observou-se também que existem restaurantes que não se sentem motivados a fornecer opções devido à baixa demanda de clientes vegetarianos. Por fim, foi proposto um modelo de cardápio com sugestões para que os restaurantes possam acrescentar em seus menus atuais pratos vegetarianos que remetem às tradições italiana e alemã.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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