dc.contributor.advisor | Fossá, Maria Ivete Trevisan | |
dc.creator | Sgorla, Fabiane | |
dc.date.accessioned | 2023-03-08T13:24:26Z | |
dc.date.available | 2023-03-08T13:24:26Z | |
dc.date.issued | 2007-01-19 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28106 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This paper reflects on how media can act as a legitimating tool for organizations through the
concept of social responsability. By using questionnaires applied to journalists from the
two newspapers in Santa Maria/RS, Diário de Santa Maria and A Razão, has been verified the
relevance of the concept of social responsibility in the local companies. The study case
used is the CVI - Companhia Vontobel de Investimentos. Through the questionnaires
applied, journalists were expected to give their opinion if the CVI has social responsibility.
With this research, it was possible to observe the different views about what is social
responsibility in the companies, also to point out the need for new communication strategies in
order to improve this concept among those professionals. | eng |
dc.description.abstract | Este artículo reflexiona acerca de los medios como herramienta de legitimación organizacional
por medio del tema responsabilidad social. Com aplicación de cuestionarios al periodistas de la
prensa de Santa Maria/RS, Diário de Santa Maria y A Razão, se busco la verificación de la
importancia del tema responsabilidad social y si la empresa CVI - Companhia Vontobel de
Investimentos, caso de esta investigación, es vista como una empresa socialmente responsable.
Por lo tanto, es posible ver los diferentes conceptos sobre el tema responsabilidad social entre
los periodistas, además se verifico la necesidad de creación de nuevas estrategias
comunicacionales con la finalidad de ampliar los conceptos de responsabilidad social para estos
profesionales. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mídia | por |
dc.subject | Responsabilidade social empresarial | por |
dc.subject | Legitimação | por |
dc.subject | Media | eng |
dc.subject | Social corporate responsibilities | eng |
dc.subject | Legitimation | eng |
dc.subject | Medios | spa |
dc.subject | Responsabilidad social empresarial | spa |
dc.subject | Legitimación | spa |
dc.title | Mídia e responsabilidade social empresarial | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta reflexões sobre a mídia como legitimadora das organizações através do
tema responsabilidade social. Por meio da aplicação de questionários aos jornalistas da mídia
impressa de Santa Maria/RS, Diário de Santa Maria e A Razão, buscou-se verificar a relevância
da temática nas discussões diárias provocadas pela imprensa e se a CVI – Companhia Vontobel
de Investimentos, caso estudado, é vista como empresa socialmente responsável. Logo, foi
possível observar as diferentes concepções sobre o tema entre os jornalistas entrevistados, além
de se perceber a necessidade da criação de estratégias comunicacionais inovadoras, com a
finalidade de clarear aos profissionais de imprensa os conceitos referentes à responsabilidade
social empresarial. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |