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dc.contributor.advisorSiluk, Ana Cláudia Pavão
dc.creatorMartins, Claudete da Silva Lima
dc.date.accessioned2023-03-08T14:44:14Z
dc.date.available2023-03-08T14:44:14Z
dc.date.issued2007-12-01
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28116
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis work presents the realized research at the Distance Graduation Course of Special Education offers by Federal university of Santa Maria and developed in Bagé, Livramento and Uruguaiana region Rio Grande do Sul. This work thematic s preoccupation is in the autonomy development possibilities in teachers instructing courses to act in the Special Education, developed through the Distance Education. In this way the investigation sought to analyze the autonomic practices proposed and developed in the course, from Freire s categories. The methodology applied approaches the ethnographic and participative research parameters. It has been done through the following teachers instructing done by the Distance Education Course, in order to notice, analyze and understand the way in how the autonomy development is propose and developed in the course. It has been noticed that the autonomy, in the construction perspective based in the interaction and in the presencial and direct exchange of ideas and practices, it is powered in the students presencial meetings with the teachers and tutors, equally by the contest of the articulation and mediation that is also possible due to the technology. As a result the considerations, reflections, suggests, conjectures, mediations, findings and proposed actions were based in the dialogic practice from the historical research conception, as constructive elements of the totality, in a praxis that seek for the construction of a liberator education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.titleNavegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formaçãopor
dc.title.alternativeNavigating through the distance education nets: the ties in the special educators’ autonomy under formationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Bagé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a pesquisa realizada no Curso de Graduação a Distância de Educação Especial, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria e desenvolvido no Pólo Regional de Bagé, Livramento e Uruguaiana - RS. A preocupação temática desse trabalho centra-se nas possibilidades de desenvolvimento da autonomia em cursos de formação docente em Educação Especial, desenvolvidos por meio da Educação a Distância. Desta forma a investigação buscou analisar as práticas autônomas propostas e desenvolvidas no curso, a partir de categorias freireanas. A metodologia utilizada aproxima-se dos parâmetros caracterizadores da etnografia e da pesquisa participante. Realizou-se através do acompanhamento da formação docente realizada por meio da Educação a Distância, buscando perceber, analisar e compreender a forma com que o desenvolvimento da autonomia é proposto e desenvolvido no curso. Percebeu-se que a autonomia, na perspectiva de construção fundamentada na interação e troca direta e presencial de idéias e práticas, é potenciado nos encontros presenciais dos alunos com professores e tutores, igualmente pelo concurso das articulações e mediações propiciadas pelas tecnologias. Neste sentido, as considerações, reflexões, proposições, conjeturas, descobertas, mediações e ações propostas têm seu enraizamento na prática dialógica a partir da concepção histórica da pesquisa, como elementos constitutivos da totalidade, numa práxis que busca a construção de uma educação libertadora.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Especial - EaD [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial- EaD

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Acesso Aberto
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