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dc.contributor.advisorSiqueira, Aline Cardoso
dc.creatorAmaral, Isadora Santos
dc.date.accessioned2023-03-08T14:57:20Z
dc.date.available2023-03-08T14:57:20Z
dc.date.issued2023-02-01
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationAMARAL, I.S. Suicídio infantil na visão de profissionais da psicologia e da educação. 2023. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28117
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2023.por
dc.description.abstractSuicide is a serious public health problem in Brazil due to the high rates of attempts and mortality, in addition to the complexity that suicide entails. Therefore, a gap was perceived regarding the specificities of child suicide, due to being the age group with the lowest incidence compared to the others. Thus, the importance of dealing with this issue is recognized in order to better understand its particularities, in view of non-conformities in the data and scarce publications on the subject. This qualitative research aims to shed light on child suicide from the perspective of Psychology and school professionals, who came across at least one case of a child who attempted suicide. For this, three interviews were conducted with psychologists and three with school professionals. Data analysis is performed using Bardin's Content Analysis, and the results were divided into three categories: the context of the suicidal child, the management of professionals after a suicide attempt, and the challenges experienced by professionals in the scenario of child suicide. Aspects that corroborate the literature were found, such as family factors, psychiatric disorders and media influence being associated with the risk of suicide. It is concluded that the theme is extremely relevant and needs more space in suicide studies to obtain concrete information about the reality of child suicide in Brazil, in order to develop effective public policies in suicide prevention aimed at children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectTentativa de suicídiopor
dc.subjectSuicídio infantilpor
dc.subjectProfissionais da Psicologiapor
dc.subjectProfissionais da Educaçãopor
dc.subjectChildreneng
dc.subjectSuicide attempteng
dc.subjectChild suicideeng
dc.subjectPsychology Professionalseng
dc.subjectSchool Professionals.eng
dc.titleSuicídio infantil na visão de profissionais da psicologia e da educaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologia.por
dc.description.resumoO suicídio é um grave problema de saúde pública no Brasil devido às altas taxas de tentativas e de mortalidade, além da complexidade que o suicídio carrega. Sendo assim, percebeu-se uma lacuna a respeito das especificidades do suicídio infantil, devido a ser a faixa etária com menor incidência comparada às outras. Desse modo, reconhece-se a importância ao se tratar dessa temática para compreender mais suas particularidades, tendo em vista inconformidades nos dados e publicações escassas acerca do tema. Esta pesquisa qualitativa objetiva esclarecer sobre o suicídio infantil na visão de profissionais da Psicologia e da Educação, que se depararam com pelo menos um caso de criança que tentou suicídio. Para isso, foram realizadas três entrevistas com psicólogas e três com profissionais educacionais. A análise dos dados é por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, e os resultados foram divididos entre três categorias: o contexto da criança suicida, o manejo das profissionais após tentativa de suicídio e os desafios vivenciados pelas profissionais no cenário do suicídio infantil. Foram encontrados aspectos que corroboram a literatura, como os fatores familiares, transtornos psiquiátricos e influência midiática estarem associados ao risco de suicídio. Conclui-se que a temática é extremamente relevante e necessita de mais espaço nos estudos sobre suicídio para obter informações concretas a respeito da realidade do suicídio infantil no Brasil, a fim de desenvolver políticas públicas eficazes na prevenção do suicídio destinadas ao público infantil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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