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dc.contributor.advisorAlmeida, Dario Trevisan de
dc.creatorSantos, Raquel Oliveira dos
dc.date.accessioned2023-03-09T14:42:01Z
dc.date.available2023-03-09T14:42:01Z
dc.date.issued2006-01-19
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28135
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2006.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to model and to foresee the weekly demand of transportation direction exams that were accomplished in Rio Grande do Sul. The data were contained in 122 (hundred and twenty-two) weekly observations, collected of reports generated by FATEC/UFSM, in the period of July 1st, 2003 to October 28th, 2005. The used methodology was the Time Series Analysis, through the models ARIMA(p,d,q), with 95% level (ninety five percent) of trust. The behavior of the original series was analyzed and verified the nonstationary of the data. For stationary the series the transformation was accomplished by the differences method. After that the autocorrelation functions and partial autocorrelation were verified. The parameters were esteemed for the suitable models. The models ARIMA(1,1,1) and IMA(1,1) they were the most appropriate for the SBIC criterion; for the AIC criterion, the most appropriate model was ARIMA(1,1,1); however, it it considers the principle of the parsimony that the more simple model is, the better it will be, the model IMA(1,1) was chosen. The models ARIMA(1,1,1) and IMA(1,1) they supplied good forecasts, however if it compares those models, starting from the subjective analysis accomplished in the FATEC Scheduling Section of Trabalhando pela Vida!, the model that presented the smallest mistakes and it is closer of the reality of the weekly transportation direction exams of RS is ARIMA(1,1,1). The equations of the models were adjusted and accomplished the forecasts of the demands of transportation direction exams for 23 (twentythree) horizon steps ahead, through the statistical software Minitab 14.2.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSéries temporaispor
dc.subjectModelos ARIMApor
dc.subjectPrevisõespor
dc.subjectTime serieseng
dc.subjectModels ARIMAeng
dc.subjectForecastseng
dc.titlePrevisão da demanda de exames de direção veicular no estado do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeForecast of the transportation direction exams demand in Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo modelar e prever a demanda semanal dos exames de direção veicular realizados no Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram agrupados em 122 (cento e vinte e duas) observações semanais, coletadas de relatórios gerados pela FATEC/UFSM, no período de 1º de julho de 2003 a 28 de outubro de 2005. A metodologia utilizada foi a análise de Séries Temporais, por meio dos modelos ARIMA(p,d,q), com nível de 95% (noventa e cinco por cento) de confiança. Foi analisado o comportamento da série original e verificada a não estacionariedade dos dados. Para estacionarizar a série foi realizada a transformação pelo método das diferenças. A seguir foram verificadas as funções de autocorrelação e autocorrelação parcial. Foram estimados os parâmetros para os modelos indicados. Os modelos ARIMA(1,1,1) e IMA(1,1) foram os mais adequados pelo critério SBIC; pelo critério AIC, o modelo mais adequado foi o ARIMA(1,1,1); porém, considerandose o princípio da parcimônia de que quanto mais simples for o modelo, melhor, escolhe-se o modelo IMA(1,1). Os modelos ARIMA(1,1,1) e IMA(1,1) forneceram boas previsões, no entanto, comparando-se esses, a partir da análise subjetiva realizada no Setor de Agendamento da FATEC – Trabalhando pela Vida!, o que apresentou os menores erros e está mais próximo da realidade dos exames semanais de direção veicular do RS é o ARIMA(1,1,1). As equações dos modelos foram ajustadas e realizadas as previsões das demandas de exames de direção veicular para um horizonte de 23 (vinte e três) passos à frente, por meio do software estatístico Minitab 14.2.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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