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dc.contributor.advisorKrug, Hugo Norberto
dc.creatorSantos Junior, Sidnei Lopes dos
dc.date.accessioned2023-03-09T15:05:38Z
dc.date.available2023-03-09T15:05:38Z
dc.date.issued2006-01-30
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28137
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2006.por
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the contributions of the academical extension for the UFSM physical education teachers initial professional formation. The same was characterized a case study of social descriptive qualitative type as collection off information technique semi-structured interview and the document analysis. 11 were interviewed and were analyzed 39 projects of academical extension linked to CEFD. To interpret the information it was used the triangulation technique and creation of code categories. It was ended that a) the biological-functional conception, was the most used by the in the extension (43%), b) 38% of the worked contents in the extension emphasize the physical exercise as gymnastics, walk, muscular activity and water aerobics, c) the extension of CEFD offers to your academics the possibility of professional performance with different populations and places, but with concentration in seniors (68%) and in CEFD (73%) d) it was Constituted as an excellent field for the development of the social and political conscience, e) to the academic offers the exercise of guided pedagogic practice giving him/her didactic experience, f) in it the academic has the possibility all that he learns in the disciplines of the course, giving the solemnity opportunity to evaluate diagnosing his weak points and to improve. However, the extension faces problems as: a) the excessive valorization to the researches that inhibits the educational participation and academic in the extension, b) the extension politics is merely document, caused unbalances of actions in the extension and the social isolation of the university and c) the legal beginning of the unsociability just exists while and in official documents.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectExtensão universitáriapor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectTeacher developmenteng
dc.subjectAcademical extensioneng
dc.titleExtensão universitária: contribuições à formação inicial de professores de Educação Físicapor
dc.title.alternativeAcademical extension: contributions to the initial formation of Physical Education teacherseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoEste trabalho objetivou analisar as contribuições da extensão universitária para a formação profissional inicial de professores de Educação Física da UFSM. O mesmo se caracterizou como um estudo de caso do tipo pesquisa social descritiva qualitativa, tendo como técnica de coleta de informações a entrevista semi-estruturada e a análise documental. Foram entrevistados 11 docentes e analisados 39 projetos de extensão universitária vinculados ao CEFD. Para interpretar as informações foi utilizada a técnica de triangulação e criação de categorias de codificação. Concluiu-se que a) a concepção biológico-funcional, foi a mais usada na extensão (43%), b) 38% dos conteúdos trabalhados na extensão enfatizam o exercício físico como ginástica caminhada musculação e hidroginástica, c) a extensão do CEFD oferece aos seus acadêmicos a possibilidade de atuação profissional com diferentes populações e locais, mas com concentração em idosos (68%) e no CEFD (73%) d) Constituiu-se como um excelente campo para o desenvolvimento da consciência social e política, e) possibilita ao acadêmico o exercício da prática pedagógica orientada dando-lhe experiência didática, f) nela o acadêmico tem a possibilidade de colocar em xeque tudo aquilo que aprende nas disciplinas do curso, dando a oportunidade de auto avaliar-se diagnosticando seus pontos fracos e aperfeiçoar-se. Entretanto, a extensão enfrenta problemas como: a) a valorização excessiva á pesquisa o que inibe a participação docente e discente na extensão, b) a política de extensão é meramente documental, ocasionado desequilíbrios de ações na extensão e o isolamento social da universidade e c) o princípio legal da indissociabilidade existe apenas enquanto discurso e em documentos oficiais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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