dc.contributor.advisor | Krug, Hugo Norberto | |
dc.creator | Santos Junior, Sidnei Lopes dos | |
dc.date.accessioned | 2023-03-09T15:05:38Z | |
dc.date.available | 2023-03-09T15:05:38Z | |
dc.date.issued | 2006-01-30 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28137 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | This work aimed to analyze the contributions of the academical extension for the UFSM physical
education teachers initial professional formation. The same was characterized a case study of social
descriptive qualitative type as collection off information technique semi-structured interview and the
document analysis. 11 were interviewed and were analyzed 39 projects of academical extension linked
to CEFD. To interpret the information it was used the triangulation technique and creation of code
categories. It was ended that a) the biological-functional conception, was the most used by the in the
extension (43%), b) 38% of the worked contents in the extension emphasize the physical exercise as
gymnastics, walk, muscular activity and water aerobics, c) the extension of CEFD offers to your
academics the possibility of professional performance with different populations and places, but with
concentration in seniors (68%) and in CEFD (73%) d) it was Constituted as an excellent field for the
development of the social and political conscience, e) to the academic offers the exercise of guided
pedagogic practice giving him/her didactic experience, f) in it the academic has the possibility all that he
learns in the disciplines of the course, giving the solemnity opportunity to evaluate diagnosing his weak
points and to improve. However, the extension faces problems as: a) the excessive valorization to the
researches that inhibits the educational participation and academic in the extension, b) the extension
politics is merely document, caused unbalances of actions in the extension and the social isolation of the
university and c) the legal beginning of the unsociability just exists while and in official documents. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Extensão universitária | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Teacher development | eng |
dc.subject | Academical extension | eng |
dc.title | Extensão universitária: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física | por |
dc.title.alternative | Academical extension: contributions to the initial formation of Physical Education teachers | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | Este trabalho objetivou analisar as contribuições da extensão universitária para a formação profissional
inicial de professores de Educação Física da UFSM. O mesmo se caracterizou como um estudo de
caso do tipo pesquisa social descritiva qualitativa, tendo como técnica de coleta de informações a
entrevista semi-estruturada e a análise documental. Foram entrevistados 11 docentes e analisados 39
projetos de extensão universitária vinculados ao CEFD. Para interpretar as informações foi utilizada a
técnica de triangulação e criação de categorias de codificação. Concluiu-se que a) a concepção
biológico-funcional, foi a mais usada na extensão (43%), b) 38% dos conteúdos trabalhados na
extensão enfatizam o exercício físico como ginástica caminhada musculação e hidroginástica, c) a
extensão do CEFD oferece aos seus acadêmicos a possibilidade de atuação profissional com
diferentes populações e locais, mas com concentração em idosos (68%) e no CEFD (73%) d)
Constituiu-se como um excelente campo para o desenvolvimento da consciência social e política, e)
possibilita ao acadêmico o exercício da prática pedagógica orientada dando-lhe experiência didática, f)
nela o acadêmico tem a possibilidade de colocar em xeque tudo aquilo que aprende nas disciplinas do
curso, dando a oportunidade de auto avaliar-se diagnosticando seus pontos fracos e aperfeiçoar-se.
Entretanto, a extensão enfrenta problemas como: a) a valorização excessiva á pesquisa o que inibe a
participação docente e discente na extensão, b) a política de extensão é meramente documental,
ocasionado desequilíbrios de ações na extensão e o isolamento social da universidade e c) o princípio
legal da indissociabilidade existe apenas enquanto discurso e em documentos oficiais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |