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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorQuevedo, Maremy Machado de
dc.date.accessioned2023-03-10T13:48:39Z
dc.date.available2023-03-10T13:48:39Z
dc.date.issued2006-01-17
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28143
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectAdultospor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.titleAs políticas de educação de jovens e adultos nas práticas escolares: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho analisa de forma crítica as políticas educacionais da EJA nas práticas escolares no Colégio Estadual Tancredo Neves. Partindo da realidade sócio-econômica dos alunos dessa modalidade de ensino, busca-se verificar suas expectativas quanto ao seu retorno à escola, suas perspectivas com vistas a uma maior integração na sociedade e dela poder participar, visando à transformação da realidade na qual alunas e alunos sejam participantes, responsáveis, compromissados, críticos e criativos. Neste sentido, faz-se importante verificar a formação de professoras e professores que atuam na EJA, suas angústias, perspectivas, propostas e resultados. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo como campo de pesquisa empírica o Colégio Estadual Tancredo Neves, onde os entrevistados, professores e alunos, através da interlocução, expuseram suas angústias e objetivos. Dos resultados obtidos, verifica-se a necessidade urgente de definição de políticas educacionais numa perspectiva de ampliação do número de vagas para essa modalidade de ensino, integração educação/trabalho, metodologia diferenciada e instalação de equipamentos que respondam às necessidades atuais de trabalho e insiram os alunos e professores nas tecnologias do mundo moderno, além de institucionalizar um processo de formação continuada para as professoras e os professores desta modalidade de ensino no interior da referida instituição.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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