Segurança do paciente pediátrico em terapia medicamentosa: convergência da pesquisa com a prática de enfermagem
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Data
2015-12-18Primeiro coorientador
Magnago, Tania Solange Bosi de Souza
Primeiro membro da banca
Wegner, Wiliam
Segundo membro da banca
Paula, Cristiane Cardoso de
Terceiro membro da banca
Padoin, Stela Maris de Mello
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A terapia medicamentosa em pediatria requer dos profissionais de saúde conhecimento adequado acerca dos medicamentos, favorecendo e disseminando uma cultura de segurança do paciente. Este estudo objetivou o desenvolvimento de uma prática/atividade de educação em serviço acerca da segurança do paciente pediátrico em terapia medicamentosa com a equipe de enfermagem em unidade de internação pediátrica (UIP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, participativa e descritiva desenvolvida com o método de pesquisa convergente assistencial (PCA). Os participantes foram os componentes da equipe de enfermagem que atuam em UIP, incluindo técnicos, auxiliares e enfermeiros. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição sob número de protocolo: 40744115.2.0000.5346. Os resultados foram organizados em duas categorias: cuidado seguro no preparo e administração de medicamentos e repercussões de uma prática educativa dialógica em serviço. Concluiu-se que a educação em serviço apresenta- se como uma estratégia necessária e eficiente para sanar dúvidas da equipe de enfermagem em relação à terapia medicamentosa, apresentando repercussões imediatas na prática da equipe da UIP. Sugere-se incentivar o desenvolvimento de uma cultura não punitiva em prol da segurança do paciente.
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