Atuação dos enfermeiros do núcleo de educação permanente em enfermagem em um hospital de ensino
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Date
2014-06-04Primeiro coorientador
Mostardeiro, Sadja Cristina Tassinari de Souza
Primeiro membro da banca
Camponogara, Silviamar
Segundo membro da banca
Kruse, Maria Henriqueta Luce
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Show full item recordAbstract
A pesquisa objetivou descrever a atuação dos enfermeiros do Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem em um hospital de ensino. Para isso, necessitou identificar as ações de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas pelos enfermeiros facilitadores na sua área de representação; analisar as potencialidades e dificuldades encontradas pelos enfermeiros facilitadores na realização das ações de Educação Permanente em Saúde e conhecer as estratégias utilizadas pelos enfermeiros facilitadores para desencadear ações de Educação Permanente em Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso único que foi desenvolvida com oito enfermeiros facilitadores do Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem de um hospital de ensino. A produção dos dados foi por meio de análise documental, observação sistemática e grupo focal, no período de abril a setembro de 2013. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática em que se evidenciaram três categorias e quatro subcategorias: 1)Ações de Educação Permanente em Saúde que integram o processo educativo da enfermagem: educação em saúde e educação em serviço. Nessa categoria foram identificadas duas subcategorias:1-a) Educação em saúde como espaço de integração com o usuário; 1-b) Educação em serviço: integrando profissionais na perspectiva da Educação Permanente em Saúde; 2) Desafios na implementação da educação permanente em enfermagem no âmbito hospitalar que originou duas categorias: 2- a)Potencialidades para desenvolver ações de EPS e 2-b) Dificuldades para desenvolver ações de Educação Permanente em Saúde; e por último, 3) Modos de desencadear ações de Educação Permanente em Saúde na enfermagem de um hospital. A pesquisa atendeu à Resolução 446\2012 do Conselho Nacional de Saúde, tendo sido aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos sob o Nº 13354513.6.0000.5346. Os resultados apontaram que os enfermeiros facilitadores desenvolvem ações de EPS na perspectiva da educação em saúde em que possibilitam espaços para o usuário e sua família e educação em serviço, em que realizam capacitações,cursos,palestras entre outros, contudo, utilizam esses momentos para discussões e problematizações. Também foi evidenciado que o processo de desenvolvimento da educação permanente na enfermagem da instituição estudada é permeado por desafios, principalmente por dificuldades compreendidas como: resistência dos profissionais ao novo, desenvolvimento de ações centradas no enfermeiro facilitador, grande demanda da assistência e atualmente pela transição da gestão. As potencialidades identificadas foram o incentivo por progressão funcional, desenvolvimento de Seminários e as reuniões realizadas no Núcleo. Conclui-se que a implementação da educação permanente na enfermagem obteve avanços admiráveis que permitiu renovações importantes, no entanto, os enfermeiros facilitadores ainda reproduzem nas ações desenvolvidas a perspectiva da educação continuada. Mas vislumbram-se possibilidades de ações de educação permanente em saúde nos espaços de algumas reuniões de equipe, nas capacitações e nos encontros com os familiares e usuários por meio da educação em saúde. Entretanto, ainda falta despertar a consciência de muitos profissionais quanto à importância dessa política, a fim de ser operacionalizada e incluída nos espaços de atuação da enfermagem.
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