A dependência em jogos eletrônicos e o autocontrole
Resumo
Os jogos eletrônicos são um meio de entretenimento consumido de forma constante e massiva
nos dias atuais. Apesar de existirem benefícios advindos da prática, ocorre, em uma minoria
de casos, a DEPENDÊNCIA EM JOGOS eletrônicos, que se caracteriza pelo uso excessivo
e/ou compulsivo de jogos eletrônicos com interferência negativa na vida cotidiana. Em 2013,
o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais - 5ª edição (DSM-5) incluiu o
Transtorno do Jogo pela Internet (TJI) em sua lista de condições para estudos posteriores. Em
2018, a Décima Primeira Classificação Internacional de Doenças - CID-11 inseriu uma
condição denominada Gaming Disorder (GD) na lista de condições, visando enquadrar a
dependência em jogos eletrônicos. O presente estudo teve como objetivo investigar o nível de
dependência em jogadores brasileiros adultos que jogam há pelo menos um ano, além de
buscar os fatores associados a essa dependência. Participaram dessa pesquisa 151 indivíduos
adultos com idade entre 18 e 70 anos (M = 24,3 e DP = 7,5), que relataram idade de início da
prática desde os 3 até 25 anos de idade (M = 8,9 e DP = 4,1). Cada entrevistado respondeu a
um questionário sociodemográfico, à Escala Breve de Autocontrole (BSCS) - Brief
Self-Control Scale (BSCS) traduzida e adaptada para o Brasil e à Escala de Dependência em
Jogos Eletrônicos (ESDEJE) - Game Addiction Scale (GAS) traduzida e adaptada para o
Brasil. O teste de coeficiente de correlação de Pearson demonstrou associação entre os
escores da ESDEJE e da BSCS. Com um teste de correlação linear verificou-se, também, que
o escore da BSCS tem associação com o nível de pontuação dos participantes nos fatores
internos da ESDEJE. Um teste-t independente identificou que não há diferença significativa
entre os homens e mulheres da amostra quanto ao escore na ESDEJE. A análise de regressão
linear simples demonstrou que o escore da BSCS funciona como preditivo do escore da
ESDEJE. Por meio de uma análise de regressão logística binária, encontrou-se que o escore
da BSCS é preditor do diagnóstico hipotético de GD. Conclui-se que o baixo autocontrole é,
consistentemente, preditor de sintomas de dependência em jogos eletrônicos. A relevância
desses achados dá-se pela utilidade do processo de entender qual a relação do autocontrole,
em jogadores brasileiros, com a dependência em jogos eletrônicos, podendo promover
contribuições à prática clínica e pesquisas futuras.
Coleções
- TCC Psicologia [93]
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