Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLemos Vasconcellos, Silvio José
dc.creatorPanta, Clóvis Gomes
dc.date.accessioned2023-03-15T14:57:32Z
dc.date.available2023-03-15T14:57:32Z
dc.date.issued2023-02-01
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationPANTA, C. G. A dependência em jogos eletrônicos e o autocontrole. 2023. 43 P. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28210
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2023.por
dc.description.abstractVideo games are a kind of entertainment consumed in a constant and massive way nowadays. Although there are benefits arising from the practice, there is, in a few cases, video game addiction, which is characterized by excessive and/or compulsive use of video games with negative interference in everyday life. In 2013, the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - 5th Edition (DSM-5) included Internet Gaming Disorder (IGD) in its list of conditions for further study. In 2018, the Eleventh International Classification of Diseases - ICD-11 inserted a condition called Gaming Disorder (GD) into the list of conditions, aiming to frame addiction to video games. The present study aimed to investigate the level of addiction in adult Brazilian players who have been playing for at least one year, in addition to looking for factors associated with this addiction. 151 adult individuals aged between 18 and 70 years old (M = 24.3 and SD = 7.5) participated in this research, who reported starting age of playing video games from 3 to 25 years old (M = 8.9 and SD = 4.1). Each interviewee answered a sociodemographic questionnaire, the Escala Breve de Autocontrole (BSCS) - Brief Self-Control Scale (BSCS), but translated and adapted for Brazil and the Escala de DEPENDÊNCIA EM JOGOS Eletrônicos (ESDEJE) - Game Addiction Scale (GAS), but translated and adapted for Brazil. Pearson's correlation coefficient test showed an association between ESDEJE and BSCS scores. With a linear correlation test, it was also verified that the BSCS score is associated with the participants' score level in the ESDEJE internal factors. An independent t-test identified that there is no significant difference between men and women in the sample regarding the ESDEJE score. Simple linear regression analysis demonstrated that the BSCS score works as a predictor of the ESDEJE score. Through a binary logistic regression analysis, it was found that the BSCS score is a predictor of the hypothetical diagnosis of GD. It is concluded that low self-control is consistently a predictor of symptoms of addiction to video games. The relevance of these findings is due to the usefulness of the process of understanding what is the association, in Brazilian players, with addiction to video games, which can promote contributions to clinical practice and future research.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutocontrolepor
dc.subjectGaming disorderpor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectJogos eletrônicospor
dc.subjectSelf-controleng
dc.subjectGaming disordereng
dc.titleA dependência em jogos eletrônicos e o autocontrolepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologia.por
dc.description.resumoOs jogos eletrônicos são um meio de entretenimento consumido de forma constante e massiva nos dias atuais. Apesar de existirem benefícios advindos da prática, ocorre, em uma minoria de casos, a DEPENDÊNCIA EM JOGOS eletrônicos, que se caracteriza pelo uso excessivo e/ou compulsivo de jogos eletrônicos com interferência negativa na vida cotidiana. Em 2013, o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais - 5ª edição (DSM-5) incluiu o Transtorno do Jogo pela Internet (TJI) em sua lista de condições para estudos posteriores. Em 2018, a Décima Primeira Classificação Internacional de Doenças - CID-11 inseriu uma condição denominada Gaming Disorder (GD) na lista de condições, visando enquadrar a dependência em jogos eletrônicos. O presente estudo teve como objetivo investigar o nível de dependência em jogadores brasileiros adultos que jogam há pelo menos um ano, além de buscar os fatores associados a essa dependência. Participaram dessa pesquisa 151 indivíduos adultos com idade entre 18 e 70 anos (M = 24,3 e DP = 7,5), que relataram idade de início da prática desde os 3 até 25 anos de idade (M = 8,9 e DP = 4,1). Cada entrevistado respondeu a um questionário sociodemográfico, à Escala Breve de Autocontrole (BSCS) - Brief Self-Control Scale (BSCS) traduzida e adaptada para o Brasil e à Escala de Dependência em Jogos Eletrônicos (ESDEJE) - Game Addiction Scale (GAS) traduzida e adaptada para o Brasil. O teste de coeficiente de correlação de Pearson demonstrou associação entre os escores da ESDEJE e da BSCS. Com um teste de correlação linear verificou-se, também, que o escore da BSCS tem associação com o nível de pontuação dos participantes nos fatores internos da ESDEJE. Um teste-t independente identificou que não há diferença significativa entre os homens e mulheres da amostra quanto ao escore na ESDEJE. A análise de regressão linear simples demonstrou que o escore da BSCS funciona como preditivo do escore da ESDEJE. Por meio de uma análise de regressão logística binária, encontrou-se que o escore da BSCS é preditor do diagnóstico hipotético de GD. Conclui-se que o baixo autocontrole é, consistentemente, preditor de sintomas de dependência em jogos eletrônicos. A relevância desses achados dá-se pela utilidade do processo de entender qual a relação do autocontrole, em jogadores brasileiros, com a dependência em jogos eletrônicos, podendo promover contribuições à prática clínica e pesquisas futuras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto