dc.contributor.advisor | Lemos Vasconcellos, Silvio José | |
dc.creator | Panta, Clóvis Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-03-15T14:57:32Z | |
dc.date.available | 2023-03-15T14:57:32Z | |
dc.date.issued | 2023-02-01 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | PANTA, C. G. A dependência em jogos eletrônicos e o autocontrole. 2023. 43 P. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28210 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Video games are a kind of entertainment consumed in a constant and massive way nowadays.
Although there are benefits arising from the practice, there is, in a few cases, video game
addiction, which is characterized by excessive and/or compulsive use of video games with
negative interference in everyday life. In 2013, the Diagnostic and Statistical Manual of
Mental Disorders - 5th Edition (DSM-5) included Internet Gaming Disorder (IGD) in its list
of conditions for further study. In 2018, the Eleventh International Classification of Diseases -
ICD-11 inserted a condition called Gaming Disorder (GD) into the list of conditions, aiming
to frame addiction to video games. The present study aimed to investigate the level of
addiction in adult Brazilian players who have been playing for at least one year, in addition to
looking for factors associated with this addiction. 151 adult individuals aged between 18 and
70 years old (M = 24.3 and SD = 7.5) participated in this research, who reported starting age
of playing video games from 3 to 25 years old (M = 8.9 and SD = 4.1). Each interviewee
answered a sociodemographic questionnaire, the Escala Breve de Autocontrole (BSCS) -
Brief Self-Control Scale (BSCS), but translated and adapted for Brazil and the Escala de
DEPENDÊNCIA EM JOGOS Eletrônicos (ESDEJE) - Game Addiction Scale (GAS), but
translated and adapted for Brazil. Pearson's correlation coefficient test showed an association
between ESDEJE and BSCS scores. With a linear correlation test, it was also verified that the
BSCS score is associated with the participants' score level in the ESDEJE internal factors. An
independent t-test identified that there is no significant difference between men and women in
the sample regarding the ESDEJE score. Simple linear regression analysis demonstrated that
the BSCS score works as a predictor of the ESDEJE score. Through a binary logistic
regression analysis, it was found that the BSCS score is a predictor of the hypothetical
diagnosis of GD. It is concluded that low self-control is consistently a predictor of symptoms
of addiction to video games. The relevance of these findings is due to the usefulness of the
process of understanding what is the association, in Brazilian players, with addiction to video
games, which can promote contributions to clinical practice and future research. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Autocontrole | por |
dc.subject | Gaming disorder | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Jogos eletrônicos | por |
dc.subject | Self-control | eng |
dc.subject | Gaming disorder | eng |
dc.title | A dependência em jogos eletrônicos e o autocontrole | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Psicologia. | por |
dc.description.resumo | Os jogos eletrônicos são um meio de entretenimento consumido de forma constante e massiva
nos dias atuais. Apesar de existirem benefícios advindos da prática, ocorre, em uma minoria
de casos, a DEPENDÊNCIA EM JOGOS eletrônicos, que se caracteriza pelo uso excessivo
e/ou compulsivo de jogos eletrônicos com interferência negativa na vida cotidiana. Em 2013,
o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais - 5ª edição (DSM-5) incluiu o
Transtorno do Jogo pela Internet (TJI) em sua lista de condições para estudos posteriores. Em
2018, a Décima Primeira Classificação Internacional de Doenças - CID-11 inseriu uma
condição denominada Gaming Disorder (GD) na lista de condições, visando enquadrar a
dependência em jogos eletrônicos. O presente estudo teve como objetivo investigar o nível de
dependência em jogadores brasileiros adultos que jogam há pelo menos um ano, além de
buscar os fatores associados a essa dependência. Participaram dessa pesquisa 151 indivíduos
adultos com idade entre 18 e 70 anos (M = 24,3 e DP = 7,5), que relataram idade de início da
prática desde os 3 até 25 anos de idade (M = 8,9 e DP = 4,1). Cada entrevistado respondeu a
um questionário sociodemográfico, à Escala Breve de Autocontrole (BSCS) - Brief
Self-Control Scale (BSCS) traduzida e adaptada para o Brasil e à Escala de Dependência em
Jogos Eletrônicos (ESDEJE) - Game Addiction Scale (GAS) traduzida e adaptada para o
Brasil. O teste de coeficiente de correlação de Pearson demonstrou associação entre os
escores da ESDEJE e da BSCS. Com um teste de correlação linear verificou-se, também, que
o escore da BSCS tem associação com o nível de pontuação dos participantes nos fatores
internos da ESDEJE. Um teste-t independente identificou que não há diferença significativa
entre os homens e mulheres da amostra quanto ao escore na ESDEJE. A análise de regressão
linear simples demonstrou que o escore da BSCS funciona como preditivo do escore da
ESDEJE. Por meio de uma análise de regressão logística binária, encontrou-se que o escore
da BSCS é preditor do diagnóstico hipotético de GD. Conclui-se que o baixo autocontrole é,
consistentemente, preditor de sintomas de dependência em jogos eletrônicos. A relevância
desses achados dá-se pela utilidade do processo de entender qual a relação do autocontrole,
em jogadores brasileiros, com a dependência em jogos eletrônicos, podendo promover
contribuições à prática clínica e pesquisas futuras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |