Sintomas de TDAH e suas correlações com regulação emocional em universitários
Resumo
Regulação emocional é um processo muito complexo no qual são necessárias
habilidades como avaliação, atenção, tomada de decisão e controle inibitório. O
Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem sido relacionado à
desregulação emocional, e há evidências que sugerem que esse não seria apenas
um traço, mas um dos sintomas principais desse transtorno. O objetivo do presente
estudo é investigar através das escalas Adult Self-Report Scale (ASRS-18) e
Followings Affective States Test (FAST), as correlações e possíveis diferenças entre
indivíduos com e sem sintomas de TDAH no que se refere ao modo de lidar com
estados afetivos (emoções, humores e respostas ao estresse). Participaram do
estudo 72 homens e 156 mulheres, com média de idade 22,22 (DP=5,11), sendo
todos estudantes universitários. Dentre os 224 participantes, 52 obtiveram escore
sugestivo de TDAH. Correlações estatisticamente significantes foram encontradas
entre as dimensões de desatenção e hiperatividade avaliadas pelo ASRS-18 e a
propensão dos sujeitos a seguir afetos negativos.
Coleções
- TCC Psicologia [93]
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