dc.contributor.advisor | Lemos Vasconcellos, Silvio José | |
dc.creator | Pinto, Luíza Vieira Macedo | |
dc.date.accessioned | 2023-03-16T11:24:38Z | |
dc.date.available | 2023-03-16T11:24:38Z | |
dc.date.issued | 2023-02-01 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | PINTO, L.V.M. Sintomas de TDAH e suas correlações com regulação emocional em universitários. 2023. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28216 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Emotional regulation is a complex process in which evaluation skills, attention,
decision-making and inhibitory control are necessary. Attention deficit/hyperactivity
disorder (ADHD) is related to emotional dysregulation (ED), and there is growing
evidence that ED is not only a trait, but a core symptom of ADHD. The goal of the
present study is to use both Adult Self-Report Scale (ASRS-18) and Following
Affective States Teste (FAST) to investigate possible correlations and differences
between subjects with and without ADHD symptoms, specially differences relating
to their way to cope and deal with affective states (emotions, moods, stress
responses). Participants of the present study were all undergraduate students (72
male and 156 female), age (M=22,22; SD=5,11). Among all 224 subjects, 52
participants presented an ASRS-18 score suggestive of the presence of ADHD.
Significant correlations were found between hyperactivity, attention deficit and the
inclination to follow negative feelings. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TDAH | por |
dc.subject | Regulação emocional | por |
dc.subject | Estados afetivos | por |
dc.subject | ADHD | eng |
dc.subject | Emotional regulation | eng |
dc.subject | Affective states | eng |
dc.title | Sintomas de TDAH e suas correlações com regulação emocional em universitários | por |
dc.title.alternative | Adhd symptoms and its correlations to emotional regulation among undergraduate students | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Psicologia. | por |
dc.description.resumo | Regulação emocional é um processo muito complexo no qual são necessárias
habilidades como avaliação, atenção, tomada de decisão e controle inibitório. O
Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem sido relacionado à
desregulação emocional, e há evidências que sugerem que esse não seria apenas
um traço, mas um dos sintomas principais desse transtorno. O objetivo do presente
estudo é investigar através das escalas Adult Self-Report Scale (ASRS-18) e
Followings Affective States Test (FAST), as correlações e possíveis diferenças entre
indivíduos com e sem sintomas de TDAH no que se refere ao modo de lidar com
estados afetivos (emoções, humores e respostas ao estresse). Participaram do
estudo 72 homens e 156 mulheres, com média de idade 22,22 (DP=5,11), sendo
todos estudantes universitários. Dentre os 224 participantes, 52 obtiveram escore
sugestivo de TDAH. Correlações estatisticamente significantes foram encontradas
entre as dimensões de desatenção e hiperatividade avaliadas pelo ASRS-18 e a
propensão dos sujeitos a seguir afetos negativos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |