Segurança do paciente na compreensão dos estudantes de graduação da área da saúde
Visualizar/ Abrir
Data
2016-03-28Primeiro coorientador
Andolhe, Rafaela
Primeiro membro da banca
Wegner, Wiliam
Segundo membro da banca
Terra, Marlene Gomes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo objetivou identificar o conhecimento dos estudantes de graduação dos cursos da área da saúde sobre a segurança do paciente. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, realizado com 638 estudantes dos cursos de enfermagem, medicina, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia e terapia ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. A coleta de dados ocorreu de março a junho de 2015, utilizando um questionário online com questões referentes a caracterização dos alunos, bem como os aspectos conceituais e atitudinais sobre o erro humano e a segurança do paciente. Os dados foram coletados após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (CEP/UFSM), sob a CAAE n. 40248714.4.0000.5346. O banco de dados foi organizado em planilha do Excel® e analisados no programa Predictive Analytics SoftWare®, por meio da estatística descritiva. Como resultados, verificou-se predomínio de estudantes do sexo feminino (77,7%), na faixa etária entre 18 e 22 anos (56,1%), a maioria pertencente ao terceiro, quinto e sétimo semestres e moradores de regiões vizinhas à universidade. Em relação à bolsa de estudo, 57,4% dos estudantes não possuíam nenhum tipo de bolsa. Dentre os que recebiam, identificou-se predomínio das bolsas de permanência (42,6%) e de iniciação científica (31,3%). A maioria dos estudantes referiu não possuir disciplina formal sobre a temática, mas foram evidenciadas concepções sobre o erro humano e a segurança favoráveis aos princípios que norteiam o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Acredita-se que os resultados deste estudo possam contribuir nas reflexões acerca dos desafios para a formação e auxiliem na criação de disciplina específica e na importância da transversalidade da temática nos diferentes níveis do ensino.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: