Mostrar registro simples

dc.creatorCauduro, Graziela Maria Rosa
dc.date.accessioned2023-03-17T13:58:55Z
dc.date.available2023-03-17T13:58:55Z
dc.date.issued2016-03-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28260
dc.description.abstractThe present study aimed to assess the knowledge of undergraduate students in the healthcare area regarding patient safety. This is a cross-sectional descriptive study, conducted with 638 undergraduate students from the areas of nursing, medicine, odontology, physiotherapy, speech therapy, pharmacy and occupational therapy of the Federal University of Santa Maria, RS, Brazil. The data collection occurred from March until June 2015, by means of an online questionnaire with questions referring to students characterization, as well as aspects concerning concepts and attitudes on human error and patient safety. The data were collected after being approved by the Commitee of Ethics in Research of the Federal Unviersity of Santa Maria (CEP/UFSM), under the CAAE n. 40248714.4.0000.5346. The database was organized in a spreadsheet using Excel® and later it was analyzed by the Predictive Analytics SoftWare®, by means of descriptive statistics. The results presented a predominance of female students (77,7%), aged between 18 and 22 years old (56,1%), mostly attending the third, fifth and seventh terms and residents to neighboring areas to the university. The finding as regards scholarship discovered 57,4% of the students did not have any sort of scholarship. Among the students who received a scholarship, the predominance of permanence scholarships (42,6%) and scientific initiation scholarshipes (31,3%) was identified. Most students declared not having any formal classes on the issue, but some evidences were found which indicate conceptions regarding human error and patient safety that appear in accordance with the principles guiding the National Program of Patient Safety. We believe that the results of this study may contribute to the reflections over the challenges for the academic formation and aid in the creation of a specific course and in the importance of the cross-sectionality of the issue in different levels of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSegurança do pacientepor
dc.subjectEstudantes de ciências da saúdepor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectPatient safetyeng
dc.subjectHealthcare sciences studentseng
dc.subjectCollege educationeng
dc.subjectNursingeng
dc.titleSegurança do paciente na compreensão dos estudantes de graduação da área da saúdepor
dc.title.alternativePatient safety according to undergratuade students in the healthcare areaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo objetivou identificar o conhecimento dos estudantes de graduação dos cursos da área da saúde sobre a segurança do paciente. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, realizado com 638 estudantes dos cursos de enfermagem, medicina, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia e terapia ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. A coleta de dados ocorreu de março a junho de 2015, utilizando um questionário online com questões referentes a caracterização dos alunos, bem como os aspectos conceituais e atitudinais sobre o erro humano e a segurança do paciente. Os dados foram coletados após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (CEP/UFSM), sob a CAAE n. 40248714.4.0000.5346. O banco de dados foi organizado em planilha do Excel® e analisados no programa Predictive Analytics SoftWare®, por meio da estatística descritiva. Como resultados, verificou-se predomínio de estudantes do sexo feminino (77,7%), na faixa etária entre 18 e 22 anos (56,1%), a maioria pertencente ao terceiro, quinto e sétimo semestres e moradores de regiões vizinhas à universidade. Em relação à bolsa de estudo, 57,4% dos estudantes não possuíam nenhum tipo de bolsa. Dentre os que recebiam, identificou-se predomínio das bolsas de permanência (42,6%) e de iniciação científica (31,3%). A maioria dos estudantes referiu não possuir disciplina formal sobre a temática, mas foram evidenciadas concepções sobre o erro humano e a segurança favoráveis aos princípios que norteiam o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Acredita-se que os resultados deste estudo possam contribuir nas reflexões acerca dos desafios para a formação e auxiliem na criação de disciplina específica e na importância da transversalidade da temática nos diferentes níveis do ensino.por
dc.contributor.advisor1Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081145376769567por
dc.contributor.advisor-co1Andolhe, Rafaela
dc.contributor.referee1Wegner, Wiliam
dc.contributor.referee2Terra, Marlene Gomes
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1278271284424103por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEnfermagempor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International