Mostrar registro simples

dc.creatorGarcía, César Octavio Ramírez
dc.date.accessioned2023-03-17T15:15:31Z
dc.date.available2023-03-17T15:15:31Z
dc.date.issued2019-03-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28265
dc.description.abstractGlobalization causes changes in people's technology, society, culture and lifestyle, and supermarkets are constantly competing in this environment. Within the supply chain, there is an important component that if managed effectively and efficiently can bring competitive gains to supermarkets, otherwise it can lead to organizational failure. This important component is de warehouses management, which are responsible for creating a connection between suppliers and supermarkets. Warehouses management leaders manage and control all internal processes in order to keep all of them in sync with each other to ensure their productivity, efficiency and operations efficiency. For the complexity of managing the warehouses, leaders have difficulty managing and controlling the links or critical factors of their operations. Therefore, their management becomes a constant challenge that they have to endure. The objective of this research is to create a tool that will support leaders in decision making about the critical factors for which warehouses management are competing. This research is based on bibliographic studies of scientific journals and books, uses assumptions related to Key Performance Indicators (KPIs) and the concepts of multicriteria approach to decision support. The proposed modeling will be tested in warehouses of supermarket companies, where the results obtained will be analyzed and discussed. In order to strengthen the contribution of the study, recommendations will be made to each of the companies studied so that they are able to see their level of competitiveness with respect to modeling.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCentros de distribuiçãopor
dc.subjectIndicadores de desempenhopor
dc.subjectMensuração do desempenhopor
dc.subjectAnálise multicritériopor
dc.subjectWarehouseeng
dc.subjectPerformance indicatorseng
dc.subjectPerformance measurementeng
dc.subjectMulticriteria analysiseng
dc.titleSistema de mensuração de desempenho para centros de distribuição supermercadistapor
dc.title.alternativePerformance measurement system for supermarket distribution centerseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA globalização provoca mudanças na tecnologia, sociedade, cultura e estilo de vida das pessoas e nesse ambiente as empresas competem constantemente. Dentro da cadeia de suprimentos das empresas, existe um componente importante que se for gerenciado eficaz e eficientemente pode trazer ganhos competitivos aos supermercados, caso contrário pode levar ao fracasso das organizações. Este componente importante são os centros de distribuição, que são os responsáveis por criar uma conexão entre os fornecedores e os supermercados. Os líderes dos centros de distribuição administram e controlam todos os processos internos, afim de manter todos eles sincronizados entre si, para garantir sua produtividade, eficácia e eficiência nas operações. Pela complexidade de gerenciar os centros de distribuição, os líderes têm dificuldades de administrar e controlar os elos ou fatores críticos de suas operações. Portanto, sua gestão se converte em um constante desafio que têm que suportar. O objetivo desta pesquisa é criar uma ferramenta que permita apoiar aos líderes na tomada de decisão sobre os fatores críticos pelas quais os centros de distribuição estão competindo. Esta pesquisa é fundamenta teoricamente por estudos bibliográficos oriundos de revistas científicas, livros e, utiliza pressupostos referentes aos Key Performance Indicators (KPIs) além dos conceitos da abordagem multicritério de apoio à decisão. A modelagem proposta é testada em centros de distribuição de empresas supermercadistas, aonde é analisada e discutidos os resultados obtidos. Para fortalecer a contribuição do estudo, serão propostas recomendações a cada uma das empresas estudadas para que sejam capazes de enxergar seu nível de competividade com respeito a modelagem desenhada.por
dc.contributor.advisor1Siluk, Julio Cezar Mairesse
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8315298509051752por
dc.contributor.advisor-co1Neuenfeldt Júnior, Alvaro Luiz
dc.contributor.referee1Silva, Wesley Vieira da
dc.contributor.referee2Moya, Jorge Rene Viteri
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5048374594858527por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International