Gêneros de texto em livro didático de matemática: um olhar sistêmico-funcional para a linguagem no estudo das frações no ensino fundamental
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Data
2022-12-16Primeiro membro da banca
Silva, Edna Cristina Muniz da
Segundo membro da banca
Dalla Porta, Leonardo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral mapear e analisar, na perspectiva da Linguística
Sistêmico-Funcional, doravante LSF (HALLIDAY, 1989, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN,
2004), as instanciações dos gêneros de texto usados para apresentar o conteúdo de frações
em um livro didático (LD) de Matemática para o 6º ano do ensino fundamental, a fim de
verificar as funções desempenhadas por esses gêneros no contexto escolar. O trabalho tem
como base a perspectiva teórico-metodológica da LSF, com foco no sistema léxico-gramatical
de transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e no sistema discursivo de Ideação
(MARTIN; ROSE, 2007). Quanto à abordagem metodológica, a pesquisa é qualitativa de
natureza exploratória. O universo de análise da presente pesquisa é o LD “A Conquista da
Matemática” (GIOVANNI Jr.; CASTRUCCI, 2008) do 6º ano do ensino fundamental. Fazem
parte do corpus de pesquisa os textos que compõem a unidade 5 do referido LD, que trata do
conteúdo frações. Os procedimentos analíticos da pesquisa são: descrição das variáveis de
registro em cada texto selecionado; descrição e análise das recorrências linguísticas de
funções do sistema de transitividade, descrição e análise das relações taxonômicas de
Superordenação e Composição, das relações nucleares e sequências de atividades do
sistema discursivo de Ideação; análise de marcas linguísticas dos sistemas mais relevantes
para identificar etapas e fases do gênero; descrição da Estrutura Esquemática de Gênero
(EEG) para confirmação do propósito comunicativo e identificação de gêneros recorrentes na
aquisição do conhecimento do conteúdo frações no LD em análise; verificação das funções
desempenhadas por esse(s) gênero(s) para o ensino de frações no contexto analisado. Dessa
forma, nos 33 textos que compõem o corpus deste trabalho, foram identificadas 12
instanciações do gênero problema, único representante no corpus dos gêneros típicos da
Matemática, mapeados por Rose (2011); três instanciações de explicações condicionais e
uma instanciação de explicação sequencial, gêneros pertencentes à família das explicações;
seis instanciações de relatos de procedimentos e uma instanciação de instrução para análise,
pertencente à família dos procedimentos; cinco instanciações de relatórios descritivos e dois
relatórios composicionais, gêneros da família dos relatórios; por fim, foram identificadas duas
instanciações do gênero relato histórico explicativo, pertencente à família das histórias. Ainda,
foram identificadas, no corpus desta pesquisa, instanciações de quatro macrogêneros. O
gênero problema foi o mais instanciado nos textos do corpus, com recorrência de 36% dos
gêneros identificados. Acerca deste gênero, constituído pelas etapas Contextualização,
Fornecimento de dados e Verificação da operação, foi identificada a etapa Resolução nos
textos que apresentam o conteúdo frações. Tal etapa, normalmente, não é explícita no texto,
visto que cabe ao leitor realizar os cálculos e chegar ao resultado. Os resultados desta
pesquisa podem contribuir com subsídios para o processo de ensino e aprendizagem da
leitura de textos da ára de Matemática, visto que, conhecendo as etapas e fases dos gêneros,
professores e alunos podem usar os mais diversos mecanismos para a leitura dos textos que
constroem o aprendizado nesse campo disciplinar.
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