Programas de formação docente para o inglês como meio de instrução na educação superior: características, alinhamentos e adaptação na perspectiva dos letramentos acadêmicos
Fecha
2023-02-13Primeiro membro da banca
Sturm, Luciane
Segundo membro da banca
Nascimento, Roséli Gonçalves do
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
O cresceste processo de internacionalização da educação pode ser visto sob diferentes pontos de vista. Um desses pontos de vista é a Internacionalização em Casa (BEELEN; JONES, 2015), focalizada nos aspectos de integração de elementos multiculturais e multilíngues em ambientes universitários domésticos. Como ferramenta para a promoção desse tipo de internacionalização, o Inglês como Meio de Instrução (EMI) também tem sido considerado um fenômeno de rápido crescimento (DEARDEN, 2015), principalmente na Educação Superior e, pelo menos a partir de 2014 (MARTINEZ, 2016), no Brasil. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi identificada como um espaço fértil para essa prática (DUARTE; PRETTO; HENDGES, 2018) com uma alta taxa de interesse das comunidades docente e discente (HENDGES; RODRIGUES; PRETTO, 2020). Contudo, esses mesmos levantamentos apontam que existe uma lacuna na formação de docentes para atuar no EMI. Com vistas à essa lacuna, este trabalho propõe analisar exemplares de syllabus de cursos para formação docente em EMI na Educação Superior com foco em: 1) papel da língua inglesa, 2) abordagem de aspectos pedagógicos e 3) possibilidades de adaptação para o contexto local da UFSM. Teórica e metodologicamente, a análise foi norteada pelos Letramentos Acadêmicos (LILLIS, 1997; LEA, 1998; STREET, 2010), enquanto um arcabouço crítico que fornece reflexões para a análise de questões de produção de significado, ensino e aprendizagem, considerando questões de autoria, poder e institucionalidade. O corpus foi composto por três syllabi de formação docente para o EMI disponíveis online. Esses exemplares foram inicialmente descritos com base as dimensões ROAD-MAPPING (DAFOUZ; SMIT, 2016;2020) a fim de delinear traços iniciais das concepções de EMI e papel da língua inglesa. Com base em elementos ricos em significação (BARTON, 2004), indícios de proximidade com cada um dos três modelos de letramento foram identificados e classificados por meio de leituras recursivas. Os letramentos previstos nos syllabi também foram comparados com as demandas de professores da UFSM relatadas nas pesquisas prévias. Os syllabi analisados parecem mais próximos de um modelo de socialização acadêmica, estágio anterior aos Letramentos Acadêmicos, tratando de algumas questões de linguagem a partir de funções, com menções a gêneros, mas sem um foco específico neles e sem adentrar em problematizações críticas sobre multiculturalidade, multilinguismo, identidades e relações de poder. Aspectos pedagógicos, como abordagem centrada no aluno e aulas interativas, são tratados superficialmente. Por fim, propomos uma complementação dos syllabi para atender demandas locais da UFSM.
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