Formação de grêmio estudantil como mecanismo de participação em uma escola municipal de Sapucaia do Sul/RS
Abstract
Esta monografia apresenta resultados de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização Lato-Sensu em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como locus o Grêmio Estudantil Mandela da Escola Glória, em Sapucaia do Sul RS. A pesquisa teve como objetivos investigar e analisar o processo de formação do Grêmio Estudantil desta Escola e como esta entidade pode ser um mecanismo de participação relevante para a efetivação da Gestão Democrática. Incluiu como fontes para a coleta de dados: questionário para alunos, Atas registradas e o Estatuto do Grêmio Estudantil Mandela; e através de gráficos e análises, apresentou-se resultados das concepções que os alunos formaram sobre participação e democracia, assim como também da importância de votar numa futura eleição de diretores na Escola. A pesquisa, sustentada nos referenciais da abordagem qualitativa em Educação, foi do tipo descritiva, analisando dados da realidade dos processos democráticos da Escola investigada, a partir de um estudo de caso (TRIVIÑOS, 1987; BARDIN, 1986; ANDRÉ, 1984). Para a análise dos dados, foram aprofundados referenciais da área da Gestão Democrática (GADOTTI, 1994; PARO, 2001; LÜCK, 2008; SILVA, 1986; COSTA, 2001; GENTILLI 2000). As análises realizadas evidenciaram que o processo de formação do Grêmio Estudantil permitiu aos alunos formularem conceitos sobre democracia através da prática vivenciada no ambiente escolar, e que essa participação é o caminho para formar um cidadão pleno de seus direitos e deveres. A partir dos dados analisados, é possível observar também que os alunos acham importante participar de uma futura votação para eleger os gestores dessa Escola e que sabem definir e avaliar as características de um bom gestor, o qual deverá tornar a Escola um espaço de participação para todos.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1014]