Mensuração do impacto dos indicadores de ativos intangíveis em startups da cidade de Santa Maria
Resumo
Os ativos intangíveis são parte importante de uma empresa e, se mensurados, criam valor organizacional e podem se apresentar como vantagem competitiva. Visto isso, o alto nível de inovação e uso de tecnologia das startups, a mensuração dos ativos intangíveis pode vir a impulsionar os resultados da mesma. A presente pesquisa teve como objetivo compreender qual o impacto dos ativos intangíveis na tomada de decisão das startups. Para isso, se realizou uma revisão bibliográfica para aprofundar o conhecimento acerca dos ativos intangíveis e das startups, além da revisão sistemática de literatura para identificar os principais indicadores de ativos intangíveis presentes na literatura. Após adquirir os conhecimentos necessários, foram entrevistados dez gestores de startups e dois coordenadores de ambientes de inovação de Santa Maria. Verificou-se que os ativos intangíveis são pouco conhecidos pelos gestores e tampouco utilizado, apresentando uma oportunidade de melhoria no que diz respeito aos indicadores de ativos intangíveis e ferramentas de mensuração.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: