O curso online de proficiência em língua inglesa da Universidade Franciscana (UFN): um estudo à luz da análise crítica de gênero
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Date
2023-02-14Primeiro membro da banca
Ticks, Luciane Kirchhof
Segundo membro da banca
Correa, Erick Kader Callegaro
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A Universidade Franciscana (UFN) é uma instituição de ensino superior privada em Santa Maria (RS) que oferece testagem de proficiência em língua inglesa a seus alunos e à comunidade acadêmica em geral há mais de 15 anos. Devido ao distanciamento social causado pela pandemia de COVID-19 em 2020, o processo de testagem foi remodelado no formato de um curso online que possui duas semanas e meia de duração e diferentes atividades como instrumentos avaliativos. Por ser um formato de testagem relativamente novo na instituição, ainda não foram conduzidos estudos sobre esse curso online de proficiência. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar o curso online de proficiência em inglês da UFN a partir de seus elementos contextuais e textuais à luz dos pressupostos teóricos da Análise Crítica de Gênero (ACG) (MOTTA-ROTH, 2006; 2008a; 2008b) a fim de identificar as características dessa prática social e os conhecimentos linguísticos exigidos dos examinandos para a obtenção da certificação. Primeiramente, a comunidade discursiva (SWALES, 1990) do curso foi descrita e os processos relacionados com essa prática discursiva (FAIRCLOUGH, 1989; 1995; 2010) foram identificados e descritos. Em seguida, os textos-base foram identificados e descritos em relação ao gênero e à autenticidade; por fim, as questões que compõem os testes aplicados nos nove cursos online do corpus foram analisadas em relação à quantidade, à estrutura, aos tipos (FUZER et al., 2017), aos enfoques (MARCUZZO e RADÜNZ, 2019) e aos estratos da linguagem mobilizados (HENDGES, 2005; MOTTA-ROTH, 2008a; RADÜNZ, 2020). Os resultados apontam que o curso online de proficiência em inglês da UFN está inserido em uma comunidade discursiva que abrange muitos processos e diversas pessoas capazes de ensinar a novos membros o conhecimento sobre objetivos partilhados e propósitos do curso. Além disso, o curso apresenta textos-base que, em sua maioria, instanciam gêneros da esfera acadêmica e jornalística, sendo o abstract e a notícia de popularização da ciência os mais recorrentes. As questões que compõem as atividades do curso são principalmente do tipo “afirmativa correta” (49%) e possuem o enfoque evidência textual (31%) como o mais recorrente, embora algumas questões também enfoquem aspectos mais abstratos da língua, como gênero e ideologia. Também, o curso mobiliza diferentes estratos da linguagem em suas questões, dando ênfase ao estrato da Semântica e Pragmática (60%). Por fim, podemos afirmar que o processo de testagem da UFN exige dos examinandos a habilidade de leitura e compreensão de textos a partir de questões que envolvem aspectos ora mais concretos, ora mais abstratos da língua.
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